Pesquisar

>

Post: Região supera 2 mil recuperados da covid; Indaiatuba mantém elevação de casos

Região supera 2 mil recuperados da covid; Indaiatuba mantém elevação de casos

Região supera marca de 2 mil recuperados da covid

Indaiatuba chegou a 81 óbitos e teve 140 novos casos em 24 horas; Número de recuperados na região pode ser maior, conforme estudo feito pela Secretaria de Saúde de Indaiatuba, que apontou para 5 mil indaiatubanos imunes ao coronavírus

Cálculos das Prefeituras indicam que a região já superou a marca de 2 mil recuperados da covid-19. O número refere-se apenas a pacientes que foram testados e confirmados com o novo coronavírus, internados ou que fizeram tratamento domiciliar.

Estima-se, porém, que esse total, assim como o de infectados desde o início da pandemia, seja maior, já que as estatísticas não incluem as pessoas que tiveram a doença e não fizeram exames e também os assintomáticos. Para se ter uma ideia, em 6 de junho, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um estudo soroepidemiológico com a participação de 768 pessoas, seguindo protocolo da OMS (Organização Mundial de Saúde) para determinar o alcance da infecção na população geral e a incidência cumulativa da infecção com base na soropositividade. Os cidadãos testados foram escolhidos a partir de um estudo randomizado, que é a escolha aleatória dentro da população conforme sexo, idade e região de residência. As pessoas foram escolhidas de acordo com os territórios de atendimento das unidades de saúde, abrangendo assim todo o município. Após a coleta dos exames, ficou constatado que 2% foram positivos, o que corresponde a cerca de 5 mil habitantes de Indaiatuba imunes ao vírus naquela ocasião.

Para a secretária de Saúde indaiatubana, Graziela Garcia, esse estudo deu a Indaiatuba a possibilidade de saber a parcela da população que já entrou em contato com o vírus, podendo nortear a gestão municipal na estratégia de combate ao mesmo e determinar a fração de infecções dos assintomáticos, permitindo avaliar os fatores de risco de infecção, comparando a exposição de indivíduos infectados e não infectados, assim como a taxa de letalidade.

A Prefeitura de Indaiatuba não divulga um número exato de recuperados, o que dificulta o cálculo regional dos curados de covid-19. O governo indaiatubano soma casos de cura com pacientes ainda em tratamento residencial, o que tem gerado críticas de médicos, uma vez que pessoas em isolamento domiciliar podem, em algum momento dos 14 dias de recuperação, apresentar piora, precisar de ajuda médica e até mesmo de internação hospitalar. Nesta terça-feira, 7 de julho, a soma de recuperados e de pacientes ainda em tratamento em casa é de 2.104 pessoas. Em Salto, foram 253 curados e em Itu, 628. Em todo o Estado, conforme anunciado pelo governo estadual, esta semana, dos 323.070 casos confirmados, houve 176.494 recuperados e 48.366 altas hospitalares.

NOVOS NÚMEROS DA REGIÃO

Nesta terça-feira, 7, Salto registrou 6 novos infectados, totalizando 306 casos, sendo que 11 morreram, 253 se recuperaram, 15 seguem internados (4 em UTI) e 27 estão em isolamento domiciliar. Não houve morte nas últimas 24 horas. Há 27 casos que aguardam resultados. Destes, 23 estão em isolamento domiciliar, 3 em internação clínica (sendo 1 em UTI) e 1 óbito por suspeita de covid. Nesta data, a Prefeitura divulgou a taxa de ocupação do Hospital Municipal, que está em 50% para internação clínica e 50%, UTI.

Itu teve 43 novos contaminados, totalizando 808 casos, com 42 mortes e 628 recuperados. Há 122 pacientes testados à espera de resultado e 2 mortes sendo investigadas. Itu tem ainda 24 pacientes internados em leito clínico com covid e 9 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs aumentou e está em 62,5% no Hospital Municipal e 100% no Hospital de Campanha.

Indaiatuba voltou a registrar mais 2 mortes por covid nesta terça-feira, 7: um homem de 88 anos, internado no domingo na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com histórico de hipertensão; e outro paciente, 59 anos, também hipertenso e diabético, que estava hospitalizado no Santa Ignês, morreu dia 4 de julho, mas seu exame foi confirmado para covid nesta terça. A cidade soma 81 óbitos pelo coronavírus.

Os números da pandemia na cidade continuam aumentando. Foram acrescentados mais 140 novos infectados nas últimas 24 horas e o total chegou a 2.226, com 41 internados, além de 178 suspeitos testados aguardando resultado. Há 47 pessoas internadas em leito clínico e 31 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs está alta: 83% no Haoc e 92% no Hospital Santa Ignês. O número de recuperados, porém somado ao de pacientes que ainda estão se tratando em casa, é de 2.104 pessoas.

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?