Pesquisar

>

Post: Evento em Itu visa o resgate da relação com a natureza

Evento em Itu visa o resgate da relação com a natureza

Vivência do projeto ambiental que será realizado em Itu

Fundação SOS Mata Atlântica abre seu Centro de Experimentos Florestais para visitação

 

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no sábado (30/03), das 9h às 12h, a 41ª edição do Porteira Aberta e primeira de 2019. Realizado desde 2010, o evento abre o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Heineken Brasil, em Itu (SP), para visitação e realização de atividades com a natureza, como trilha, visita a um jardim sensorial e ao viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. Até hoje, mais de 2 mil pessoas já participaram da iniciativa. Os visitantes ainda conhecerão um pouco mais do trabalho da ONG e seus projetos. Clique aqui para se inscrever.

A ação é uma oportunidade de vivência com a natureza além da interação com diversos públicos, como crianças, adultos e idosos. São pessoas de diversas realidades que, juntos, caminham, conhecem, conversam e compartilham histórias. Principalmente, aquelas que relembram suas vidas em áreas rurais e de seu contato com a natureza, esquecido hoje por conta da vida urbana da maior parte da sociedade.

O Porteira Aberta, além de mostrar a atuação da ONG, principalmente, na área de restauração florestal, pesquisa, educação ambiental, busca reunir pessoas interessadas pela causa da Mata Atlântica e envolvê-las, criando muitas vezes desdobramentos para contatos, projetos e amizades.

No local do evento funciona a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de cem espécies nativas. Também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação, além de pesquisa em parceria com universidades. Anteriormente, o local abrigava uma fazenda de café que teve sua área restaurada pela ONG.

A propriedade tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.  Hoje, 11 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam dez metros de altura e o local é considerado refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas pelos pesquisadores.

A área ainda traz um componente importante da relação entre água e floresta. Ao realizar a restauração da propriedade, a Fundação SOS Mata Atlântica contribuiu para a melhoria da qualidade e quantidade da água do rio localizado ao lado da fazenda. Dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água e os participantes também poderão conhecer um pouco mais sobre o que faz da floresta um elemento importante para a produção de água.

“O Centro de Experimentos é um laboratório a céu aberto, onde é possível conhecer diversas iniciativas e saber mais sobre a importância da restauração da floresta e seus benefícios socioambientais“, afirma Kelly de Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

Porteira Aberta

Quando: 30 de março, das 9h às 12h

Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Heineken Brasil

Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu.

Como chegar: https://goo.gl/J9RMjV

Mais informações: (11) 4013-2551 ou kelly@sosma.org.br

Inscrições gratuitas no link: https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/inscricao-porteira-aberta/

 

Foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?