Pesquisar

>

Post: Regional na Casa Cor Campinas

Regional na Casa Cor Campinas

Profissionais renomados da região de Campinas e São Paulo assinam os projetos de 36 ambientes

                A Casa Cor Campinas 2012 está de portas abertas ao público até o dia 02 de dezembro. Neste ano, a mostra conta com 36 ambientes e mais de 45 profissionais. Com o tema Moda. Estilo. Tecnologia., a mostra acontece, que acontece na antiga Cúria Metropolitana de Campinas, retrata o universo fashion que se faz presente nos projetos de decoração.

A escolha da sede levou em consideração a criação de espaços mais intimistas, que se aproximassem do aconchego de um lar. Com 4 mil metros quadrados de área total, sendo2.695 m²de área construída, e linhas arquitetônicas Art Déco, o prédio, de três andares, tem as proporções ideais para a realização desse tipo de projeto.

“A ideia é representar um ambiente de condomínio”, afirma a presidente da Casa Cor Campinas, Adriane Salomão Sanna. “No andar térreo, por exemplo, temos uma área de convivência, alimentação e entretenimento. No último pavimento simulamos os ambientes de um apartamento e no andar intermediário, há lofts e offices, já que hoje a tendência são os escritórios e espaços comerciais dentro do próprio condomínio”, complementa Adriane.

A área útil bem distribuída fez do prédio o local ideal para a criação desses espaços acolhedores. Segundo Adriane, todos os ambientes que contemplam uma residência foram planejados de acordo com as últimas novidades em tecnologia e as tendências atuais em design e moda – tema principal da mostra neste ano.

Confira alguns ambientes selecionados pela Revista Regional.

Entrada Monumental

(Maria Amélia Pereira Botacini – Lia)

Para recepcionar os visitantes da Casa Cor Campinas 2012, o projeto valoriza os traços art déco do prédio, tornando o acesso  à mostra ainda mais aconchegante. Os300 m²de área externa trazem mobiliários leves e elementos decorativos que buscam favorecer a memória emocional dos visitantes. Cores harmoniosas, iluminação pontual, traços assimétricos e materiais como argila, fibra de coco e porcelana ajudam a construir a proposta da arquite      

Átrio e Bilheteria

(Rafaela de Almeida, Marcelo Hobeika, Ana Luísa Pereira Lima e Maurício Nakamoto)

Inspirado em tecnologia, inovação, vanguarda e Arte Pop, o espaço, patrocinado pela Rossi, busca traduzir a evolução tecnológica a serviço da arquitetura e das cidades através de um design futurista e arrojado, utilizando-se de cores, forros, pisos, iluminação e móveis das mais avançadas linhas disponíveis no mercado.

Foyer e Banheiros Públicos

(Carol Hidalgo e Marília Hidalgo)

 O projeto tem design contemporâneo e pretende equilibrar os ambientes. As cores neutras e a variedade de materiais e texturas transmitem elegância e deixam os ambientes mais aconchegantes. Nos banheiros, a tecnologia trabalha a favor da sustentabilidade: a automatização dos banheiros permite economia de água e o sistema de sensores ajuda a reduzir o desperdício.

Ateliê do Arquiteto

(Jacqueline Fumagalli) 

Cores vibrantes e materiais alternativos pretendem traduzir a criatividade dos arquitetos e a ousadia de suas criações.  Neste ambiente, os móveis assinados por grandes nomes da Bauhaus, como Mies Van Der Roe, ajudam a misturar design com a ideia de sustentabilidade do projeto, que se mostra no teto, criado com caixas de papelão encapadas com jornal, e  na lareira ecológica.

Loft da Modelo

(Elaine Carvalho) 

O loft de 61m² foi criado para uma supermodelo que quer um ambiente sofisticado, mas também aconchegante. Luz, som e imagem foram automatizados neste projeto.  A TV, por exemplo, está escondida atrás de um móvel e aparece por controle remoto.  A combinação de cores garante ainda mais modernidade ao espaço, mobiliado com peças contemporâneas, mas decorado com alguns objetos vintage

Recepção e Ateliê do Estilista

(Bete Marini, Emerson Freitas e Camila Peixoto de Almeida) 

O espaço resgata as tradicionais maisons de moda da Paris do século XIX e, ao mesmo tempo, é inspirado na paleta de cores da próxima estação.  Os dois ambientes pretendem revelar a personalidade vanguardista dos estilistas e criar um ambiente de experimentação, mas que mostre as referências desses profissionais. Padrões de tecidos, texturas e materiais contrastam com a iluminação tecnológica e o uso de mobiliários de design.

Loft do Estilista

(Bia Sartori)

 Pensando em uma profissional com multifacetas, o ambiente pretende ser um porto seguro, prático, compacto, mas muito aconchegante. Os ambientes integrados são decorados com mobiliário italiano, que transparecem a personalidade glamorosa e o refinamento da estilista. A sala de banho, com ladrilho hidráulico, é um lugar de relaxamento e devaneios. A modernidade fica por conta do sistema de acionamento automático dos armários, áudio, vídeo e iluminação.

Home Office e Biblioteca da Arquiteta

(Celina Zapellini) 

O convívio familiar e o trabalho não estão separados nesse projeto, que propõe unir a  família ao espaço corporativo. Para isso, esse ambiente conta com a tecnologia: lousa interativa, mirror screen (televisão que some do ambiente quando está desligada), persianas, som e iluminação automatizados. Tudo isso para dar mais praticidade ao dia a dia e oferecer vários cenários ao espaço. O mobiliário é clean e combinado a algumas peças atemporais.

Loft do Estudante

(David Bastos)

O projeto é inspirado nos antigos armazéns e sótãos de Nova Iorque, que foram revitalizados para servirem como moradia, nos anos 70. Com30 m², o ambiente pretende ser funcional e descontraído, sem perder a sofisticação. O piso de madeira de reflorestamento traz ao espaço mais aconchego e, junto com o aproveitamento da luz natural, garante o caráter sustentável da proposta.

Studio da Editora de Moda

(Beto Tozi)

Esse é mais um espaço inspirado no mundo fashion. Por meio do uso de diferentes materiais, o arquiteto traz ao espaço referências ao estilo e ao dia a dia de uma editora de moda. O ambiente é inspirador para quem trabalha com criação e revela as cores marcantes de 2012, como a combinação do branco, dourado e o azul.

Ante Sala e Lavabo

(Andréa Aguiar)

Esse projeto revela algumas tendências onde seria inesperado encontrá-las. Na antessala, as rendas e tons pastéis dão charme ao cômodo e tornam o espaço mais receptivo e aconchegante. No lavabo, o azul escolhido remete à paleta de cores da próxima estação, fugindo do óbvio das tonalidades neutras comuns nesse tipo de ambiente. Menos aparentes, mas não menos importantes, são os elementos sustentáveis do ambiente: as torneiras eletrônicas, que evitam o desperdício de água, e os rodapés de isopor reciclado.

Living

(Mariana Trinca Junqueira)

 Para reunir familiares e convidados, o ambiente de 40,91m² tem mobiliário desenhado exclusivamente para potencializar o aproveitamento da área. Apesar da metragem relativamente reduzida, o projeto consegue aproveitar o espaço até para degustação de vinhos.  A inspiração é clássica, mas os materiais utilizados (madeira, mármore, espelho, poliuretano e tecidos ingleses) e a luminotécnica ajudam a atualizar o ambiente ao estilo contemporâneo.

Sala de TV

(Carol Ludolf, Mário Scarabusci e Ney Laignier) 

Essa grande Sala de TV é inspirada nos ambientes familiares, onde o aconchego e o charme dividem espaço com a tecnologia. O projeto se preocupa em oferecer conforto acústico e estético, por isso utiliza madeira, carpete e tecidos naturais, como o linho. Os materiais são de alta tecnologia e a TV oferece a interação necessária para a convivência familiar. O jardim da varanda tem cores fortes e leva mais energia ao cômodo interno.

Cozinha e Lavanderia

(Adriana Consulin)

 Este ambiente passa a sensação de espaço externo, transmitindo conforto e tranquilidade aos visitantes. A cozinha evoluiu e ganhou um novo status, sendo um dos locais da casa que mais reúne a família e amigos. Sendo assim, o projeto apresenta uma bancada grande e solta, dando maior amplitude ao ambiente. Seguindo a proposta de criar um ambiente inusitado e acolhedor, diferente do padrão, são utilizadas cores mais ousadas, como o amarelo, e texturas e superfícies rústicas em equilíbrio com texturas vitrificadas e com brilho.

Sala de Jantar

(Aparecida Covolan) 

Inspirado na estampa zigzag da renomada Maison Missoni, ícone da moda contemporânea e também da decoração, o ambiente apresenta motivos gráficos e cromáticos no design, mobiliário e peças decorativas. Os estilos clássicos e contemporâneos se harmonizam e o ambiente traz funcionalidade e conforto atrelados ao mundo da moda. O projeto foi concebido em simetria com um elemento central, criado pela arquiteta, em laca preta e verde, que faz uma releitura da estampa Missoni.

Quarto dos Hóspedes

(Mariana Oliva) 

Aconchegante e clean, o ambiente apresenta objetos que trazem harmonia e funcionalidade ao espaço. Os destaques ficam por conta de algumas peças de antiquário e também da iluminação. Com mobiliário moderno, de linhas retas, alguns quadros e painéis, além peças de iluminação de designers renomados, como Wagner Archella, o ambiente terá cores fortes predominantes: dourado, azul tiffany e marrom.

Suíte Master

(Maycon Flamarion, Ana Paula Barros e Thiago Soares) 

A inspiração do ambiente é uma atmosfera onírica e despretensiosa, desprendida de soluções convencionais, com referências a elementos da natureza. O ambiente apresenta um conceito urbano em um espaço leve, com formas limpas, além de mobiliário e objetos que levam ao resgate de memórias afetivas, tangenciando o lúdico. Os materiais sofisticados contrastam com peças garimpadas em caçambas e ferro-velho. O ambiente traz um mix do estilo shabby chic com mobiliário contemporâneo de desenho personalizado, desenvolvido pelos profissionais.

SPA e Fitness

(Fabiano Hayasaki e Tania Hayasaki)

Inspirado no jogador de futebol Marcelo Bordon, o ambiente traz um design inovador, revestimento nas paredes em tela metálica dourada e móveis criados pelos profissionais em tela de aço dourado. Todo o design criado é inédito na forma, conceito e tecnologia. O ambiente terá um estilo próprio e único.

Espaço dos Aromas

(Cecilia Ramirez) 

A inspiração desse projeto é a natureza, por isso o espaço oferece um ambiente harmonioso e confortável para os visitantes, permitindo que todos provem aromas naturais. O mobiliário é de estilo moderno e ajuda a criar um ambiente clean e simples – predominam as linhas curvas e sinuosas, que dão movimento ao espaço. As cores do projeto também remetem ao ambiente natural, aparecem o verde e o lilás das flores, duas cores tendência em 2012.

Espaço Festa Parque D. Pedro

(Adriana Bellão)

 Esse projeto intimista oferece um espaço quase cenográfico para festas, eventos e coquetéis. O ambiente é inspirado em casas noturnas, tem cores escuras e efeitos de iluminação  automatizados  e cuidadosamente pensados. A entrada é um pequeno hall, do qual surge um espaço bem amplo, com living, vários puffs, um grande balcão e uma pista de dança. O mobiliário utilizado tem linhas retas e revestimentos bem modernos, que contrastam com duas poltronas Luiz XV laqueadas de preto.

Praça e Oásis

(Mauro Contesini)

O espaço de 217.30m², que servirá de apoio aos ambientes vizinhos, é inspirado pela temática árabe e pretende ser um oásis para os olhos dos visitantes. É um ambiente amplo que mistura características de um projeto comercial com as de projetos residenciais. A facilidade da circulação de pessoas e a sofisticação são grandes destaques do ambiente.

Capela

(Herbert Carvente Faustino e Maxwell Geraldi)

 Essa construção de inspiração católica é baseada em uma capela que existia no antigo endereço da Cúria Metropolitana de Campinas, onde se realiza o evento Casa Cor 2012. O projeto ainda faz outros resgates: do altar destruído da capela do Hospital Casa de Saúde, os arquitetos tiraram o mármore para fazer o altar do novo ambiente. Outros elementos tradicionais, também compõe o espaço como: o painel bizantino, pintado pelo artista plástico Fernando dos Anjos; bancos de madeira especialmente desenhados para o ambiente; lustre de cristal e cortinas de veludo.

Banheiro dos Restaurantes

(Martha Fonseca, Renata Goes e Giovana Goes)

 Com um conceito moderno e contemporâneo, o projeto foi baseado no ambiente Temakeria, seguindo as cores e ideias do espaço, já que é uma continuação dele. Para completar a decoração foram utilizadas telas metálicas no forro e adesivos com temática de desenhos. As cores vermelho e cinza predominam no ambiente.

Temakeria 

(Daniel Ghilardi)

 Seguindo a versão padrão da Temakeria MAKIS Place, o ambiente mescla o mobiliário funcional convencional com toques decorativos, que formam uma “varanda lounge”, com sofá, poltrona em trama de fibra artificial, almofadas coloridas e objetos de decoração. As cores predominantes são vermelho, cinza e branco.

Espaço Gourmet

(Deborah Roig)

 Inspirado em uma cozinha que garante a experiência gastronômica juntamente com afetividade e convivência, o ambiente integra as áreas de trabalho com a área de estar e convívio. Prático, o espaço tem um cantinho para horta orgânica e outro para os livros de receitas, além de um painel de armários ocultosem vidro Black. Oaconchego da madeira de demolição faz contraponto com o preto e tons acobreados. Pinceladas do tom burgundy (tom vermelho amadeirado – tendência inverno 2013) traz um ar inovador e glamoroso.

Restaurante

(Daniele Guardini e Adriano Stancati)

 Em um ambiente com55 m², o restaurante foi inspirado na natureza, no outono e na serenidade. Operado pelo Giovannetti, o espaço é convidativo e aconchegante e reforça a identidade da marca. O piso de ladrilho hidráulico foi preservado e norteou a escolha dos tons usados no projeto. Uma parede e um pórtico de tela tensionada iluminada valorizam e preenchem o restaurante como um todo, de maneira que a luz se espalha pelo espaço de maneira inusitada e agradável. Paredes revestidas com plaquetas de tijolo, tela tencionada no forro, Quartzo tecnológico no balcão e mobiliários feitos à base de materiais naturais, como madeira, tecidos de algodão, linho, couro e ferro fundido, completam o ambiente.

Wine Bar

(Sonia Stecca e Mayara Stecca)

 O projeto surgiu do conceito de versatilidade, sustentabilidade e criatividade, a partir da utilização de materiais sustentáveis, que não agridem ou têm menor impacto sobre o meio ambiente. A composição criativa desses elementos naturais e reciclados, como fibras, tecidos e madeira de demolição cria um ambiente despojado e aconchegante, com estilo e personalidade.

Loja e Lounge de Saída

(Fabio Antonio Colussi) 

Com inspiração retro, o ambiente de40 m²apresenta simetria e funcionalidade, utilizando cores, texturas e móveis originais da década de 50. Luminárias de LED são utilizadas na exposição dos produtos e quadros de neon realçam as obras de arte.

 fotos: Luiz Machado

 

 

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?