Pesquisar

>

Post: As cores e a saúde

As cores e a saúde

Uma refeição colorida traz inúmeros benefícios para a saúde

Veja os benefícios que um simples alimento pode nos trazer

Amarelo, laranja, vermelho, verde, roxo. Não, essa não é uma matéria sobre moda, mas não deixaremos de falar quais cores combinam entre si. Sim, porque para aliar saúde ao sabor, é importante prestar atenção no quão colorido seu prato está. “Uma dieta com diversos tons pode ser mais saudável, pois cada coloração ou pigmentação reflete a riqueza de uma vitamina ou mineral diferente que estão associados à imunidade do organismo, diminuindo as doenças infecciosas e prevenindo algumas doenças crônicas”, explica a nutricionista e acupunturista estética, Mariana Regadas.

Em casa, a conhecida e boa salada de alface com tomates é um exemplo de como começar bem uma refeição. Depois vem o arroz, o feijão, um legume refogado e uma carne, nesse outro prato teremos, no mínimo, mais quatro cores. Mas engana-se quem pensa que somente os pratos caseiros reúnem uma grande quantidade de nutrientes e cores.

O chef do restaurante ibérico, Esquinica, de Campinas, Jonathan Wehrung, contou para a Revista Regional que na hora de criar uma nova opção a diversidade das cores é levada em consideração. “O prato, além de sabor, tem que ser muito visual para abrir o apetite. Ele precisa ter volume e cor. Valorizo os tons de vermelhos e verdes”, conta.

O chef Jonathan Wehrung em entrevista à Regional

O culinarista fala ainda que tomate vermelho, legumes, folhas verdes, ervas finas, limão amarelo, curry e o vinagre balsâmico, que empresta seu tom escuro as receitas, são recorrentes em suas criações. “A beterraba roxa também é importante para variar a cor do prato. O limão vai bem com peixes, já o tomate é bastante usado nas entradas e saladas. Para temperar as carnes uso ervas finas”, completa.

A nutricionista diz ainda que para suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais, o importante é conseguir mesclar uma grande variedade de cores ao longo das refeições no dia. “O indivíduo que fraciona a sua dieta a cada três horas, consegue lidar bem com isso, além de acelerar o metabolismo. Para facilitar, lembre-se de colocar nas principais refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) ao menos um prato de sobremesa cheio de vegetais coloridos (exemplo: alface, rúcula ou agrião, tomate, cenoura ou abóbora, repolho roxo), consumir pelo menos quatro porções de frutas ao dia, tentando diferenciar os tipos, pode ser banana, laranja, mexerica, mamão, ameixa, uva vermelha e verde, além de dar preferência aos carboidratos integrais (arroz integral, cereais integrais, barrinhas de cereal – que é uma ótima opção para um lanchinho nos intervalos entre as principais refeições)”, fala. Mariana também aconselha consumir diariamente duas castanhas do Pará, nozes ou amêndoas.

Dicas

A nutricionista Mariana Regadas lista as principais cores e seus nutrientes, assim, é possível visualizar diversas combinações mantendo o sabor, e ajudando na saúde.

• Alimentos brancos: fontes de potássio e cálcio. Benefícios: contribuem na formação e manutenção dos ossos; ajudam na regulação dos batimentos cardíacos; auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e músculos. Exemplos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana

•Alimentos vermelhos: ricos em licopeno, um antioxidante natural que previne o câncer de próstata, e antocianina, que estimula a circulação sanguínea. Exemplos: morango, tomate, caqui, framboesa, goiaba vermelha, cereja, pimentão vermelho.

•Alimentos amarelos ou alaranjados: ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico, que mantêm o sistema nervoso saudável e previne o câncer de mama; também possuem o antioxidante beta-caroteno que ajuda a proteger o coração. Exemplos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, damasco, pimentão amarelo.

•Alimentos azulados ou arroxeados: possuem ácido elágico, que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético. Exemplos: uva roxa, ameixa, fígado, beterraba, repolho roxo.

•Alimentos verdes: contêm clorofila, vitamina A, e os verdes mais escuros também são fontes de zinco, vitamina B12 e ferro, responsáveis pela desintoxicação celular, inibição dos radicais livres (substâncias que danificam a saúde das células), aumento da imunidade, anticancerígenos, melhoram, também, a saúde do coração, protegem a pele e o cabelo. Exemplos: vegetais folhosos em geral, pimentão verde, ervas.

•Alimentos marrons: fontes de fibras, vitaminas do complexo B e E. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e as  doenças cardiovasculares. Exemplos: grãos integrais, cereais integrais, nozes, castanhas, amêndoas.

Receita especial

O prato de Bacalhau indicado pelo chef de Campinas

Para incentivar a ingestão de alimentos saudáveis sem esquecer-se das importantes cores, o chef Jonathan Wehrung, nos ensina a fazer o Bacalhau a La Riojana, uma de suas especialidades, que de difícil só tem o nome.

Para o molho:

1 cabeça de alho

3 cebolas roxas

2 pimentões vermelhos

5 tomates italianos

½ maço de manjericão

2 colheres de café de páprica

1 colher de sopa de extrato de tomate

Sal e açúcar

¼ l de azeite

Para o bacalhau é necessário ter duas postas dessalgadas, ½ litro de azeite, ½ cabeças de alho e uma folha de louro.

Para preparar, comece refogando no azeite os vegetais cortados em lâminas, acrescentando a páprica, o sal e o açúcar. Tampar e deixar cozinhando por 10 minutos. Depois coloque o bacalhau no azeite frio com o alho e o louro, deixando esquentar bem devagar até fritar.

Na montagem, coloque o molho por baixo.

 

reportagem de Yara Alvarez

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?