Pesquisar

>

Post: Equilíbrio em 2011

Equilíbrio em 2011

Se até os médicos recomendam o descanso, aproveite e curta suas merecidas férias! Esteja em contato com a natureza e vivendo em harmonia com a família e os amigos

Início de ano é sempre época para planejar uma vida nova, seja profissional ou pessoal. Para ajudar, a Revista Regional ouviu especialistas de várias áreas, como nutricionistas, dermatologistas, psicólogos, cardiologistas e profissionais de educação física, que puderam orientar melhor na hora de cumprir tais metas em 2011. Todos foram unânimes em destacar o equilíbrio como essencial para garantir uma vida bem melhor neste novo ano. Ao mesmo tempo em que o trabalho e a atividade física são importantes para a saúde do ser humano, o descanso e o ócio também se fazem necessários. Ter um tempo de férias para viajar, entrar em contato com a natureza, viver a harmonia em família e entre os amigos são dicas importantes, principalmente para este período do ano. Cortar vícios e manter uma alimentação saudável e, essencialmente, equilibrada é outra dica valiosa dos profissionais. Regional selecionou as principais delas nesta matéria. Se não conseguir cumprir todas de uma vez, tente ao menos ir se habituando com ótimas regras para sua saúde física e mental. Assim, os outros projetos virão como consequência.

1 – Viva o ócio! – O período pós-festas é o melhor para colocar a casa em ordem, planejar o ano de trabalho e, principalmente, recarregar a energia. Afinal, o descanso é extremamente necessário para nossas vidas. Relaxar e descansar são as únicas vias para a recuperação das energias perdidas, da recuperação dos tecidos e a eliminação das toxinas. Os próprios especialistas ensinam que a atividade diária e as tensões levam ao desgaste das energias e a destruição dos tecidos, impedindo a eliminação dos resíduos tóxicos. Da mesma forma que depois de um exercício físico é necessário o descanso, depois de um ano exaustivo é necessário um tempo de férias. E viva o ócio! Ficar quieto, em paz e em repouso é fundamental à saúde e à felicidade. Lembre-se do velho ditado: quando se está doente, o melhor remédio é o repouso. Para o cansaço do trabalho, vale a mesma indicação. Descansar e dormir são duas condições essenciais dos processos de restauração. Não há nada que possa substituir a função do sono, por exemplo. Não há nada que se possa colocar no lugar do repouso necessário para recuperar as forças gastas na atividade. Nenhuma condição de saúde, juventude e capacidade muscular dá a alguém a condição de atuar sem descansar.

2 – Não beba – O consumo de álcool está relacionado com várias doenças e é um dos principais responsáveis pelo alto índice de violência e acidentes de trânsito. Um cálice de vinho ao dia, no entanto, faz bem ao coração. Portanto, seja moderado!

3 – Não fume – Se não conseguir largar este vício sozinho, procure ajuda de um médico. O tabaco é a causa de um grande número de mortes prematuras. A dica aqui vale também para todos os tipos de drogas.

4 – Evite os excessos – Equilibrar-se é a grande meta para 2011. Por isso, evite excessos na alimentação ou pratos condimentados, fritos, salgados e doces. Procure sempre limpar o organismo com uma dieta equilibrada e criteriosa; além disso, beba muita água.

5 – Reduza a gordura – Evite ou reduza o consumo de gordura de origem animal. Prefira sempre o peixe à carne vermelha. Dê prioridade aos legumes, frutas e hortaliças, assim como aos cereais pouco refinados.

6 – Café da manhã – Tome um bom café da manhã, o mais diversificado e natural possível. Já à noite, faça uma refeição mais leve, como sopas, legumes cozidos e frutas, por exemplo. Seja mais cuidadoso quanto mais cedo se deitar.

7 – Água elimina toxinas – A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e, entre outras coisas, a manter a pele com um aspecto mais jovem e saudável. Beba pelo menos 2,5 litros por dia.

8 – Cuidado com o sol – Numa região quente como esta, modere as horas de exposição ao sol, quando estiver nos campings ou piscinas e mesmo nas praias durante este verão. Além de envelhecer precocemente a pele, a exposição abusiva aos raios solares é um fator de alto risco para o câncer de pele. Use sempre protetor solar.

9 – Mexa-se! – Faça pelo menos 30 minutos de atividade física diária, como caminhadas ou outra. Passear com o cachorro é uma boa pedida! O sedentarismo e a ausência de um regime alimentar equilibrado são amigos da obesidade, da tensão arterial elevada, do colesterol alto e de muitas doenças do sistema cardiovascular.

10 – Uma pausa – Sempre que se sentir cansado ou ansioso, pare de trabalhar; levante-se e faça uns exercícios respiratórios, passe água no rosto, caminhe um pouco… Depois volte e retome as tarefas, mas reanimado.

11 – Vigie seu corpo – Vigie sua tensão arterial, nível de colesterol; faça exames rotineiros contra câncer de mama e próstata, visitas regulares a dentistas e oftalmologistas. Redobre os cuidados com a saúde após os 40 anos.

12 – Na terceira idade – É possível viver com saúde e qualidade de vida na terceira idade. Para isso, visite regularmente seu médico, pratique uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e estimule a atividade intelectual e social, ou seja, leia e continue a ter interesses, evite a solidão rodeando-se sempre da família e dos amigos.

13 – Sexo seguro – O preservativo é o método mais eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids. Portanto, tenha sempre a camisinha como regra quando o assunto é sexo.

14 – Planeje a vida – Planeje sempre sua vida para evitar o estresse. Quanto mais organizado estiver o seu dia-a-dia, mais disponível você estará para lidar com o imprevisto.

15 – Controle as emoções – Aprenda a lidar com as emoções, evitando perturbações nervosas como úlceras, colites, depressões e outras doenças. Procure expressar sempre claramente o que você sente: por exemplo, diga a si próprio “estou furioso” ou “esta situação é insuportável”, se for o caso, liberte-se das angústias.

16 – Meditação – Pare, escute e olhe: faça dois períodos de dez minutos de meditação por dia, de manhã e à noite.

17 – Seja positivo – Alguns indivíduos podem manter atitudes positivas perante a vida, com sentimentos otimistas em relação aos planos e projetos futuros. Atualmente, várias pesquisas demonstram que diante de pensamentos otimistas e esperançosos o cérebro libera substâncias que promovem bem estar e equilíbrio. Por outro lado, os pensamentos negativos também interferem nas reações do corpo e afetam o equilíbrio emocional do indivíduo, com prejuízo em todas as esferas da vida. Isto quer dizer que a forma como a pessoa se posiciona, e especialmente em situações de crise, afetará positiva ou negativamente na sua qualidade de vida.

18 – Seja calmo e paciente – Acalme-se em qualquer circunstância, seja cauteloso e prudente sempre. Se precisar, refugie-se num sítio onde possa estar sossegado, feche os olhos e respire fundo, enchendo o peito de ar e ouça apenas o seu coração.

19 – Natureza – Lembre-se sempre: a natureza é a melhor amiga na hora do estresse. Vá ao encontro do verde ou do mar, faça um passeio pelo campo ou à beira-mar, ande descalço na grama ou na areia; permita-se ver o espetáculo do nascer ou do pôr-do-sol ou à noite conte as estrelas.

20 – Escute sempre o seu coração.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?