Pesquisar

>

Post: Indaiatuba volta a sediar o ‘Passo de Arte’

Indaiatuba volta a sediar o ‘Passo de Arte’

Apresentações em outras edições do Passo de Arte

Indaiatuba sedia novamente, em julho, o Passo de Arte Grand Prix, um dos principais festivais de dança do país, em sua 30ª edição com mais de 3 mil bailarinos

Indaiatuba se torna, a partir do dia 07 de julho, a capital internacional da dança, com a realização da 30ª edição do Passo de Arte Grand Prix, que reunirá mais de 3 mil bailarinos de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

É o 17º ano consecutivo que a cidade recebe o evento, desta vez celebrando três décadas de fomento à dança e reunindo mais de 3 mil estudantes em nove diferentes gêneros, do balé clássico às danças urbanas, e que concorrerão a prêmios em dinheiro que somam R$ 30 mil, troféus e medalhas. 

A competição acontece ao longo de dez dias, distribuída em oito gêneros, subdivididos em subgêneros e categorias, com a realização de duas Galas das Estrelas – momento em que se apresentam os primeiros lugares -: uma da fase A, e outra da fase B, e premiação de sete Grand Prix, em cada uma delas.

A mostra competitiva acontece na sala Acrísio de Camargo – que fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) -, além dela o festival ainda reúne workshops, cursos e uma feira voltada para o segmento.

 

COMPETIÇÃO

Participam desta edição do Grand Prix bailarinos vindos de 135 escolas, representando 15 Estados brasileiros, além de Paraguai e Argentina. 

Entre os dias 07 e 12, acontece a Fase A com performances de sapateado, danças urbanas, jazz, estilo livre e dança contemporânea. Ainda no dia 12, a partir das 19h, será realizada a Gala das Estrelas com os primeiros lugares desta fase. Na ocasião, a abertura terá o espetáculo “Além Daqui”, da Cia de Dança de Cubatão, coreografada por Zeca Rodrigues e com direção de Vanessa Toledo.

Em seguida, no dia 13, começa a Fase B da competição, com apresentações de danças populares, ballet clássico e de repertório. A Gala das Estrelas desta fase acontece no dia 16, a partir das 19h, com o ballet Cisne Negro, com os solistas Bianca Teixeira (Bayerisches Staats Ballet de Munique – Alemanha) e Lucas Erni (San Fransciso Ballet – EUA). Vale lembrar que todos os competidores foram selecionados em Fases Regionais, e também por vídeo. 

 

PREMIAÇÃO

Em cada uma das Galas também serão escolhidos sete trabalhos, que receberão o título de Grand Prix e serão contemplados com premiações em dinheiro, totalizando R$ 30 mil, distribuídos entre as categorias Melhor Bailarino e Bailarina, Melhor Coreógrafo, Prêmio Revelação, Melhor Grupo Pré e Juvenil, Melhor Grupo Adulto e Avançado, além da nova categoria Escola Destaque. Os quatro escolhidos como Melhor Bailarino ou Melhor Bailarina também ganharão o Prêmio Toshie Kobayashi/Só Dança.

Além disso, os dez primeiros colocados nas variações de repertório ganharão bolsas de estudos para o Passo de Arte Move – International Summer Course, que acontece em janeiro, em Indaiatuba, sendo bolsas integrais para o Top 5 e bolsas de 50% de desconto do sexto ao décimo colocados.

Professores das escolas dos alunos classificados no Top 10 das variações de repertório também serão contemplados com bolsas de 50% para o curso. Haverá ainda indicações para bolsas internacionais em escolas na Europa e EUA.

 

Workshops, cursos e masterclasses com professores e coreógrafos renomados integram programação do evento

Cursos e vivências

Além da competição, o 30° Passo de Arte Grand Prix trará workshops, cursos e masterclasses com professores e coreógrafos renomados, como Técnica Clássica com Luca Masala e Gustavo Ribeiro, além de cursos livres com Erika Novachi, que ensinará Jazz Lyrical; Derick Jacinto, com TAP; Alex Soares, com Contemporâneo Intermediário; Rafa Rulli com Jazz Funk; Edy Wilson com Jazz Dance; Alexandre Snoop com Danças Urbanas; Beatriz de Almeida, com Clássico Intermediário e Juliana de Vecchi, com Musical, entre outros. A relação completa com locais, nomes, conteúdo, horários e ficha de inscrição está disponível no site do festival.

 

E, em paralelo à mostra competitiva e os cursos, também haverá uma feira de produtos de dança a preços de fábrica, com exposição das melhores marcas do mercado, aberta todos os dias do evento, das 9h às 21h.

 

INGRESSOS

Os ingressos para o Passo de Arte Grand Prix 2023 podem ser adquiridos a partir das 12h do dia 07 de julho, na bilheteria do Ciaei ou pela plataforma Sympla. A Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3655, Jardim Regina, Indaiatuba.

 

fotos: Reginaldo Azevedo/Raphoto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?