Após o posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) em anunciar a pandemia do novo coronavírus, vários eventos começaram a ser cancelados no Brasil e no mundo, inclusive na região. De acordo com o infectologista David Uip, do Governo do Estado, a cidade de São Paulo já tem transmissão comunitária da doença, que, segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavírus, é o terceiro estágio epidemiológico, quando o vírus está circulando sem saber a origem certa.
Esse estágio da epidemia faz com que as autoridades elevem o nível de alerta e adotem medidas de maior restrição nesses locais. A orientação do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira, inclui adiamento ou cancelamento de eventos de grandes aglomerações e até antecipação das férias escolares ou uso de ferramentas de educação a distância.
Em Itu, a Prefeitura decidiu, como medida preventiva, suspender temporariamente o concurso Miss e Mister Melhor Idade Itu 2020, que seria realizado no dia 21. O concurso, voltado para munícipes a partir dos 60 anos, faria a escolha do Miss e Mister Melhor Idade Itu, para representar a cidade na etapa estadual do concurso. Em função da faixa etária dos concorrentes, assim como a expectativa de público, o adiamento se fez necessário. Os idosos formam o maior grupo de risco da Covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde também cancelou a palestra sobre coronavírus e demais doenças respiratórias, que estava prevista para o dia 19, no auditório da Prefeitura. A assessoria de imprensa do governo municipal garante que a equipe de Saúde tem acompanhado o cenário nacional e está atenta a todas as formas preventivas diante da pandemia.
Outro evento adiado na cidade foi a abertura da exposição “Tarsila: estudos e anotações”, marcada para este sábado, 14, no FAMA Museu. A nova data para a mostra será decidida nos próximos dias, com base nas orientações das autoridades de saúde, informou a direção do museu ituano.
Salto
A Prefeitura de Salto e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado informaram, no final da noite de sexta-feira (13), que, de acordo com as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, a Virada SP que seria realizada nos dias 14 e 15 de março foi adiada. A nova data será divulgada em breve. A medida integra o esforço conjunto de prevenção e combate ao coronavírus. Matéria completa sobre a determinação do governador João Doria para cancelamentos de eventos públicos no Estado, para evitar mais casos de Covid-19, você lê aqui: https://revistaregional.com.br/site/2020/03/14/adiada-a-virada-cultural-de-salto/
Cancelada a SPFW
Na capital, diversos eventos estão sendo cancelados. Entre eles, a edição de abril da maior semana de moda do país, a São Paulo Fashion Week (foto). Os desfiles estavam previstos para o período de 24 a 28 de abril. “Diante do cenário atípico e visando preservar a saúde e bem estar de todos, a programação do Festival SPFW+ e a conferência internacional anunciada para o dia 27 de abril serão replanejadas”, informou a direção do evento. A temporada SPFW N50, celebrando os 25 anos da semana de moda, está mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.
Itu tem recomendações
A Prefeitura de Itu orienta aos moradores que, diante dos sintomas da doença, procurem uma UBS ou o pronto atendimento. Até a manhã desta sexta, dia 13, a cidade não tinha nenhum registro do Covid-19, mas o governo municipal informa que está preparado para lidar com essa questão.
Em caso de algum infectado, o tratamento será realizado de acordo com a gravidade do quadro. Se necessário, o paciente será tratado em Itu ou em algum hospital de referência da região. Em geral, seguindo a média mundial, 80% dos casos são leves e tratados em domicílio sendo acompanhados durante a evolução. Já 15% são considerados casos moderados e passarão por uma breve internação hospitalar seguido de atendimento domiciliar. E 5% dos casos são graves e terão tratamento hospitalar prolongado.
“A realização de eventos que causem aglomeração, de acordo com a diretriz do governo do Estado, poderá ser mantida após avaliação caso a caso”, completa o boletim divulgado pela Prefeitura de Itu.
Na região, até a manhã do dia 13, Indaiatuba apresentava três casos suspeitos da doença, todos aguardando resultado dos exames. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, conforme informado pela Secretaria de Saúde da cidade.
Em Campinas, uma estudante da cidade testou positivo para o novo coronavírus. Segundo a Prefeitura, a paciente não teria contraído a doença no município. Ela é moradora da capital paulista, mas estuda na São Leopoldo Mandic, em Campinas, e circulou pela cidade. Ainda de acordo com a Prefeitura, a paciente apresentou os sintomas depois de participar do casamento da irmã da influencer Gabriela Pugliesi. Marcela Minelli casou-se no último sábado, 7, em um resort na Bahia. Após testar positivo, a paciente está em bom estado de saúde e mantida em isolamento na residência dela, em São Paulo.
ESTA MATÉRIA FOI EDITADA NO DIA 14 DE MARÇO, APÓS DECISÃO DO GOVERNADOR JOÃO DORIA EM SUSPENDER EVENTOS PÚBLICOS, INCLUINDO A VIRADASP, QUE SERIA EM SALTO.
foto: Prefeitura de Itu