Dicas de como aproveitar as sopas da estação sem sair da rotina e mantendo a qualidade das refeições
Com o inverno, as sopas e os caldos entram no cardápio da região. São inúmeras opções que se encaixam em diferentes hábitos, gostos e restrições alimentares. E para quem segue dietas esportivas, de emagrecimento ou tem restrições alimentares, a nutricionista Gabriella Alves dá dicas de sopas ricas em nutrientes para fazer deste inverno um período saudável e saboroso.
Com as baixas temperaturas chegam também as doenças respiratórias e uma boa alimentação é essencial para prevenir gripes, resfriados e alergias (sinusite, rinite…). Nesse caso, a dica da Gabriella é uma sopa bem equilibrada composta de mais de uma fonte de vegetais e uma fonte de proteína. Vale lembrar que para temperar as especiarias e ervas naturais são importantes para evitar o consumo de temperos prontos, ricos em sódio e conservantes.
Mas será que uma sopa pode substituir o jantar, por exemplo? De acordo com a nutricionista é possível “se feita corretamente, contendo alimentos ricos em nutrientes e proteínas, uma sopa pode superar os benefícios de uma refeição sólida à noite”, afirma a nutricionista. Para quem visa emagrecimento, essa pode ser uma opção ainda melhor. Utilizando vegetais de baixo índice glicêmico, é possível manter-se nutrido e estimular o metabolismo.
Sopa pós-treino
Para quem pratica atividades físicas regularmente uma sopa pós-treino pode ser uma excelente opção para este inverno, mas de acordo com a nutricionista “é fundamental incluir uma fonte de proteína de alto valor biológico, podendo combiná-la com as demais proteínas, e ainda nutrientes essenciais para a recuperação muscular e hipertrofia, como aminoácidos, zinco e magnésio”. (Receita abaixo)
Praticidade e saúde
Mas para quem trabalha e não tem tempo para preparar as sopas diariamente que tal congelar? Para Gabriella o ideal é consumir no momento do preparo, mas se for congelada não tem grandes perdas nutricionais, e para equilibrar a dica é a “base” da sopa, congelar e no momento do consumo finalizar o preparo acrescentando somente os vegetais. Isso facilita o preparo e ainda possibilita a diversificação dos nutrientes todos os dias. Ou seja, se torna uma forma prática de consumir sopa e você terá a cada dia uma diferente.
Preparem o edredon, o Netflix e uma cumbuca para se aquecer neste inverno e garantir a qualidade da sua alimentação na estação mais fria do ano.
Receita – Sopa pós-treino
4 colheres de sopa de peito de frango desfiado
3 colheres de sopa de quinoa
1 batata baroa
3 colheres de ervilha
2 dentes de alho
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de tomate picado
Modo de preparo
Refoga o peito de frango com alho, cebola, tomate e azeite. Adicione a batata baroa, a quinoa, continue refogando e em seguida acrescente 1 litro e meio de água e cozinhe até que se obtenha a consistência de sopa. Sirva com um fio de azeite.
foto: Divulgação