>

Post: Os benefícios da acupuntura

Os benefícios da acupuntura

A acupuntura é capaz de liberar substâncias neurotransmissoras que estimulam sensações de saciedade, prazer, calma e alívio de dores

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil, a acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que busca, por meio de estímulos em pontos do corpo, tratar diversas doenças e reestabelecer as energias do físico e da mente. Ela é capaz de liberar substâncias neurotransmissoras que estimulam sensações de saciedade, prazer, calma e alívio de dores, visando promover o equilíbrio geral do organismo e preservação da saúde.

A técnica da acupuntura age em três níveis:

Energético: quando existem sintomas, porém não há achados laboratoriais e nem de imagem que indicam o problema de mau funcionamento do organismo.

Funcional: quando o paciente tem algum órgão que não esteja funcionando direito, mas ainda não apresentou lesões em sua estrutura, como a gastrite, hipertiroidismo, entre outros.

Degenerativo: onde já existe um comprometimento da estrutura anatômica e fisiológica do organismo.

No caso dos processos dolorosos, a acupuntura se mostra eficaz, conforme diversas pesquisas feitas em todo o mundo. No caso de uma enxaqueca, por exemplo, a técnica da acupuntura, através de seu mecanismo de ação (neuro-hormonal), promove alívio aos sintomas da cefaleia devido à liberação de substâncias que promovem analgesia (endorfinas, serotoninas, encefalinas, histamia, prostaglandina), que irão impedir a condução da via de dor liberando a musculatura tensa. É o que explica o acupunturista Rafael Tatonetti. “Através da inserção de agulhas em pontos específicos no corpo, produzimos efeitos no sistema neurovegetativo, como analgesia (eliminação da sensibilidade dolorosa), vasodilatação (aumento da circulação sanguínea com correção do suprimento de oxigênio dos tecidos), efeito antiestresse e etc.”

“Desta maneira, a acupuntura constitui um excelente recurso terapêutico tanto preventivo quanto curativo aos pacientes que sofrem de cefaleia e outros processos dolorosos”, destaca. Tatonetti, porém, ressalta que o diagnóstico adequado é prioritário, uma vez que a cefaleia ou a enxaqueca pode ser proveniente de várias causas, como estresse, tensão nervosa, medicamentosa, problemas visuais (miopia, hipermetropia, astigmatismo), bebidas alcoólicas e drogas, alimentação (excesso de frituras), ciclo menstrual e até tumores.”

MAIS:

Em Itu, o Instituto Dr. Rafael Tatonetti (acupuntura tradicional chinesa) atende convênios e particulares. O consultório fica na rua Marco Aurélio Gomes Gatti, 77 – Vila Sta. Terezinha. Tel.: (11) 4023-1007.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?