Funcionária pública de carreira, Tânia Castanho Ferreira é a atual primeira-dama de Indaiatuba. Formada em Pedagogia, atua na área de Tecnologia na Educação e está no serviço público há 25 anos. Já passou por diversos cargos dentro da Educação no município e fala com entusiasmo do assunto, como se não se imaginasse fazendo outra coisa.
Tânia e Nilson Gaspar, atual prefeito de Indaiatuba, têm dois filhos e uma rotina que, segundo ela, não mudou muito com o fato dele estar ocupando tal cargo. “Dividir-me entre casa, família e emprego já é algo que está presente, há anos, no meu cotidiano. Eu tenho dois filhos adolescentes que cresceram aprendendo a colaborar com as funções dos pais. Ele [Gaspar] também está há mais de 20 anos no serviço público. Então, com esse histórico, nossa família foi construída sempre entendendo que nós dois temos trabalhos que buscam fazer o melhor para a sociedade”, explica a primeira-dama.
A profissional uniu as áreas da Educação e Tecnologia em prol de desenvolver projetos para que ambas caminhem juntas. “Quando começou um processo de Tecnologia Educacional, percebi que precisaríamos nos preparar, pois não seria algo que ficaria ausente da Educação”, ressalta.
Além de atuar na Educação, Tânia agora concilia a agenda de primeira-dama e os compromissos que tal título exige. “Se eu não estivesse há 25 anos no serviço público eu não saberia como é, mas é uma realidade na minha vida, uma engrenagem, tem que rodar e a gente se adequa”, explica e afirma que a primeira-dama é um elemento de união, com o papel de fortalecimento social, atuando em prol dos munícipes e visando uma melhor qualidade de vida para a população.
Questionada sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a capacidade que só a mulher tem de ser profissional, cuidar da casa, dos filhos, marido, etc, Tânia responde que a mulher por natureza é forte. “Lutar por esse reconhecimento fez parte do passado e faz parte do processo que constrói a sociedade e acho que ela deve ser cada vez mais justa. A luta do passado tem que ser reconhecida e, assim, temos que atuar no presente para que no futuro, com um trabalho contínuo, possamos colher o fruto de uma nova realidade social feminina, tem que ser o que quer ser e lutar por seu papel na sociedade na forma que ela considerar justa e correta para ela”, reflete.
Sobre acompanhar o marido e atual prefeito, no cargo que ocupa atualmente, Tânia acredita que os caminhos que Gaspar traçou como gestor público o levaram a condição em que se encontra hoje e que o apoio mútuo sempre fez parte da realidade deles. “Eu considero ele um gestor municipal de excelência. Ele já provou isso. Eu gosto muito da humildade que ele continua carregando e acho que isso é uma grande qualidade de um chefe de Executivo. Temos que ter consciência que todos os dias, até o último dia da vida, a gente vai aprender. Temos que aproveitar essa sabedoria que temos em prol de uma humanidade melhor”, finaliza.
texto: Gisele Scaravelli
foto: Giuliano Miranda