O público compareceu em peso no primeiro fim de semana de Salão do Automóvel 2016. Visitantes de várias idades e de diversas regiões do país prestigiaram o evento. O engenheiro Ralph Schott, 65 anos, circulava pelo estande da Mercedes-Benz com a câmera fotográfica pendurada no pescoço para poder registrar os detalhes. Ele veio de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, para sua primeira vez no evento. “Sempre quis conhecer, mas não tinha tido a oportunidade. Eu acompanho o setor automotivo”, disse o fã de carros esportivos.
Outra apaixonada por carros, a médica Elaine Martins, de 49 anos, de São Paulo, não sabe dizer há quanto tempo acompanha o evento. “Acho que desde que ele existe”, brinca. Ela aprovou o novo endereço do Salão do Automóvel. “Está mais amplo, mais fácil de ver os carros”, observou enquanto conferia o estande da Suzuki, uma das suas marcas favoritas.
A pedagoga Michele Piconi, 37, veio de Nova Odessa, para conferir as novidades do salão. É a primeira vez que ela vem acompanhada do marido, que já veio a outras edições, do filho de cinco anos e da afilhada de 12 anos. Ela acha que o passeio é bom para as crianças. “É bem tranquilo trazer crianças e tem toda a questão de conhecimento e tecnologia”, diz ela. Um dos objetivos da família é conferir a nova Hilux, da Toyota. “É melhor ver aqui do que em concessionária. A gente fica mais à vontade para entrar e mexer em tudo”, explica.
Novidades
As marcas apostaram alto em tecnologia e interação com o público para apresentação das novidades deste Salão. A Mitsubishi Motors, por exemplo, preparou uma série de atividades para animar ainda mais seu estande. Atletas do esporte nacional estarão presentes no local para conversarem com o público. Entre eles, os que representam a Mitsubishi nas mais variadas competições ao redor do mundo, os chamados “Atletas Mit”.
O destaque fica para o campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, que estará no Salão no dia 17. No mesmo dia, a partir das 18h, também estará presente a montanhista Karina Oliani. No dia 19, será a vez dos surfistas Sylvio Mancusi e Maya Gabeira, a partir da 16h.
Além de ter sido lembrado pelo piloto Jenson Button durante sua passagem no Salão do Automóvel, o ídolo Ayrton Senna está presente de diversas formas no Salão 2016. Um dos exemplos é o Instituto Ayrton Senna, que vem ao evento em parceria com a Truckvan. A companhia criou um verdadeiro museu sobre rodas do piloto brasileiro, com uma série de itens pessoais como troféus, macacões, capacetes e fotos com a trajetória do ídolo. Trata-se de uma carreta de 15 metros de comprimento que possui, também, loja com produtos oficiais.
Já o estande da Audi, marca que Senna ajudou a popularizar no país, mostra o primeiro Audi A3 Sedan fabricado no Brasil, que recebeu pintura especial temática do artista Eduardo Kobra comemorando a carreira do piloto.
A relação entre os veículos de corrida e veículos comerciais é mais íntima do que a diferença de velocidade média entre eles deixa transparecer. Diversas tecnologias aplicadas nos carros de passeio são primeiro vistas nas competições e por isso, algumas das máquinas desenvolvidas com o que há de mais moderno pelas montadoras também dão as caras no Salão do Automóvel.
A Peugeot traz do mundo do rali o 3008 DKR, que compete no Rali Dakar, um dos mais difíceis do mundo, disputado em regiões onde podem surgir até mesmo tempestades de areia. Equipe campeã em 2016, o novo carro foi concebido para que os franceses possam conquistar o bicampeonato no próximo ano, quando a competição acontece no Paraguai, Bolívia e Argentina.
A Porsche, por exemplo, traz o 919 Hybrid, projeto para as pistas de resistência (endurance), e capaz de suportar a exigente prova de Le Mans, de 24 horas de duração. O modelo foi lançado em 2014. Ainda do mundo do endurance, uma novidade trazida pela Audi é o R18, lançado este ano, híbrido com 830 cv. A Renault trouxe dois modelos de competição. Um deles é o F1 R.S. 16, pilotado por Jolyon Palmer e Kevin Magnussen e que recebe as mesmas cores do primeiro carro de corrida da Renault, o RS01. Ao lado, fica estacionado o quase homônimo R.S.01, capaz de produzir 500 cv de potência e chegar a 300 km/h, e criado para competir em torneio próprio da montadora.
Teste drive
O Salão do Automóvel 2016 oferece também número inédito de opções de test drive para os visitantes, que poderão não apenas conhecer, mas de fato experimentar veículos de marcas como Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan, em um espaço de 20 mil m², com 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos. Trata-se de mais do que o dobro do oferecido em 2014. Além disso, no Espaço dos Sonhos, os mais desejados veículos do mundo devem chamar atenção dos visitantes, reunindo marcas como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Tesla, Lexus, Jaguar, Land Rover e as motocicletas Ducati.
Novo local
A partir deste ano, o Salão do Automóvel acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, mais novo e moderno local para eventos deste porte na cidade. O antigo Centro de Exposições Imigrantes foi completamente reformado, dando lugar para uma área de 90 mil m² de pavilhão totalmente climatizado, 10 mil m2 de espaço para congressos e convenções, com 32 salas modulares (2º piso) e 20 mil m² de área externa, com uma estrutura que proporcionará conforto e uma experiência diferenciada para o visitante. O São Paulo Expo fica na rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo, a 850 m da estação de metrô e terminal rodoviário Jabaquara.
MAIS: Mais informações sobre horários, acessos e ingressos, acesse www.salaodoautomovel.com.br
fotos: Divulgação/Porsche