Pesquisar

>

Post: Expoflora e as novidades em flores

Expoflora e as novidades em flores

O investimento em tecnologias e em novas variedades de flores e plantas ornamentais ajuda a movimentar o mercado nacional. Mesmo em época de crise, o crescimento previsto para este ano é estimado entre 6% e 8%, em relação a 2015. O faturamento do setor é estimado em R$ 6.65 bilhões

: Entre os lançamentos deste ano estão a orquídea baby

Rosas que trazem um botão e de dois a quatro brotos na mesma haste; rosa spray na cor verde clara; petúnias com detalhes em formato de coração; violetas dobradas, crisântemo branco com flores quase duas vezes maiores do que as convencionais; antúrios Maravilha e Princess Amalia Elegance, folhagens coloridas (heuchera) e o kalanchoe de corte sweet pink (aposta para o Outubro Rosa) estão entre as novidades e lançamentos de 2016 que a Expoflora apresentou para o público de agosto a setembro passado em Holambra.

Considerada a fashion week das flores, a Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina e acontece anualmente para dar as boas-vindas à primavera. O evento não se caracteriza como feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores que atuam em Holambra.

Entre os lançamentos apresentados este ano estão as violetas dobradas, versão que traz flores em forma de roseta com pétalas duplicadas (dobradas). Ela chega nas cores rosa e violeta e mescladas com branco. A nova variedade, cultivada por três produtores de Holambra, vai muito bem em vasos e floreiras ou em jardins, formando belas composições paisagísticas. As delicadas florzinhas também caíram no gosto dos decoradores e já integram pequenos arranjos. São duráveis, mas sensíveis quanto ao manuseio.

As calibrachoas (ou mini petúnias) são outro destaque da mostra. Elas podem ser consideradas primas das petúnias, só que com flores bem pequenas. Tanto elas como as duas linhas de petúnias (Cascadia™ e Ray™) desenvolvidas pelo breeder (melhorista) israelense Danziger caracterizam-se pela abundância de flores, cores fortes e vibrantes, tolerância superior ao calor e maior resistência às doenças.

A flor de lótus agora é produzida no Brasil

A grande novidade deste ano vem da produção brasileira da flor de lótus, que até então era exclusivamente importada. Hoje sua produção é feita no Espírito Santo. De origem asiática, a lótus é uma espécie de flor aquática com muitos significados para países do Oriente. Suas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagos e lagoas de água doce. Chega ao Brasil para ser vendida como flor de corte para decoração. Uma curiosidade em relação a ela é que à noite, suas pétalas se fecham e, quando em produção, a flor mergulha debaixo d’agua. Antes do amanhecer, levanta-se novamente até ressurgir à superfície, onde abre as suas pétalas. Mesmo com as flores em vaso, esse movimento pode ser observado. Ao escurecer as pétalas se fecham, e se abrem novamente pela manhã.

Já o famoso antúrio chega com uma cor bem exótica e na versão corte, bem ao gosto do mercado brasileiro. A nova variedade foi desenvolvida pela empresa holandesa de melhoramento genético Anthura. Trata-se de uma flor de alta durabilidade, pois se conservam por mais de 20 dias mantendo a mesma vivacidade das flores. Por isso é muito utilizada para decorar casas e eventos.

Para os apaixonados por orquídeas, a novidade é a orquídea baby, de tamanho mais compacto e com uma grande diversidade de cores para todos os gostos. São apresentadas em um vaso magnético, de cores contemporâneas (verde, rosa ou azul), que podem ser grudados em qualquer superfície metálica. Pensada para ser uma decoração criativa ou um presente original.

 fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?