>

Post: Wagner Fioravanti – Presidente da Prótur

Wagner Fioravanti – Presidente da Prótur

A Prótur, em Itu, está com novo presidente para o mandato de 2016 e 2017, o empresário Wagner Fioravanti. Proprietário do tradicional restaurante “Rancho da Picanha”, sua experiência no receptivo do negócio despertou a vontade de se aproximar do turismo de sua cidade, e assim, há oito anos, passou a fazer parte da associação. Wagner foi vice-presidente do último mandato e já trabalhou na área de marketing em outros anteriores, mas sempre se manteve perto da diretoria. “Não tive como fugir muito. [brinca Wagner] Um dia a gente acaba sendo presidente. Quando você é diretor de uma entidade, você acredita naquilo, e sabe que um dia vai ser presidente. Por isso, tentei formar uma diretoria mais nova possível, com pessoas mais novas, com novas ideias e novos associados também”, explica, destacando ainda que o trabalho dentro da Prótur é difícil por não apresentar um resultado físico. Ele explica que muitas pessoas não entendem que a entidade busca soluções para trazer o turista e que uma vez que ele esteja em Itu, que seja bem recebido. “Mas não estamos aqui para solucionar problemas e fazer o negócio dos empresários faturar”, acrescenta.

Exemplo para Itu

Há dez anos, em uma viagem para Bento Gonçalves-RS, Wagner conheceu o então secretário de Turismo do local, que contou que a cidade recebia uma média de 30 mil turistas/ano e que em uma década tinham uma projeção para receber 400 mil. “Isso me interessou e depois que voltei dessa viagem, comecei a me envolver mais com o turismo em Itu. Em 2015, Bento Gonçalves recebeu 420 mil turistas. Passaram a meta do projeto deles. Nós, em Itu, estamos ao lado de uma cidade de 11 milhões de habitantes, que é São Paulo, temos que trabalhar com isso”, detalha o atual presidente. Em seu mandato, Wagner explica que pretende focar em duas coisas. A primeira delas, esclarecer para os empresários que o turismo faz o pequeno negócio girar, pois o dinheiro gasto pelo turista fica na cidade. “O verdureiro que fornece verdura pro restaurante, a padaria que fornece pão pro hotel, o doceiro, o prestador de serviço, lavanderia, tudo está interligado. Todos são peças de um mesmo mecanismo”, aponta. A Prótur, junto de seus associados, trabalha para que a cidade esteja bem preparada para receber o turista e que, assim, ele tenha vontade de voltar e se aventurar a conhecer novos lugares em Itu.

Regional

Hoje a Prótur tornou-se regional e, além de Itu, oferece apoio às cidades de Salto, Cabreúva, Pirapora, São Roque, Araçariguama, Santa de Parnaíba, Porto Feliz e Tietê. Essa rede surgiu a partir da administração do Roteiro dos Bandeirantes, mas há algumas cidades que ainda não possuem nenhum associado. “O meu foco é conversar com esses empresários de outras cidades, mostrar o nosso trabalho e explicar pra eles que precisamos trabalhar juntos. Buscar quem tem interesse em turismo e unir forças. Nosso trabalho é de formiguinha, mas sozinho no turismo ninguém resiste”, finaliza.

 texto e foto GISELE SCARAVELLI

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?