>

Post: A importância dos alimentos funcionais

A importância dos alimentos funcionais

Alguns peixes como salmão e sardinha são ricos em ômega 3

Conheça alguns alimentos funcionais e veja como começar o ano com refeições mais saudáveis

Alimentos funcionais são aqueles que além de suas funções nutricionais básicas, têm propriedades funcionais benéficas à saúde. O nutrólogo Fernando Parente Hiran indica alguns deles:

Alho – É rico em substâncias que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos causadores de infecções.

 Azeite de oliva – o azeite contém vários componentes funcionais, entre eles um fitosterol, que possui uma molécula muito parecida com a do colesterol e se liga aos receptores do mesmo, fazendo com que o colesterol seja eliminado

 Brócolis – É rico em uma substância anticancerígena chamada sulforanato, que aumenta a atividade de uma proteína denominada NRF2, que é um potente antioxidante. Além disso, é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Possui mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que um copo de leite e mais fibras que o pão de centeio.

 Castanha do Pará – Essa castanha é fonte de vitamina e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração.

Frutas vermelhas – Amora, framboesa, morango e outras frutas vermelhas contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células, evitando os temidos tumores cancerígenos. Além disso, essas frutas são ricas em flavonóides, que são antiinflamatórios e antialérgicos.

 Linhaça – Extremamente rica em ácidos graxos ômega 3, reduz o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Além disso, ainda ajuda a controlar os hormônios.

Maçã – Além de ser uma rica fonte de fibras (coma com a casca), esta fruta contém quercitina, um fitonutriente que reduz o risco de se desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão. Uma maçã por dia colabora para um processo contínuo de desintoxicação, já que é fonte de pectina – uma fibra que favorece a eliminação de metais e resíduos alimentares que atrapalham o bom funcionamento do organismo. Também é boa para o fígado. Dê preferência pelas maçãs orgânicas.

 Peixes – Os peixes, principalmente o salmão, o atum e a sardinha, são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam na prevenção do AVC e doenças cardíacas.

 Tomate – Rico em licopeno, antioxidante que previne contra câncer, principalmente o de próstata; e impede a formação de mau colesterol. Estudos recentes comprovam que também é rico em ácido ferúlico, que protege os neurônios da degeneração, evitando males como o Alzheimer, Parkinson, entre outras demências senis.

Vinho tinto – Também é considerado um alimento funcional, pois possui resveratrol e polifenóis, que protegem o corpo contra doenças cardíacas. Mas deve ser consumido com moderação, devido ao seu teor alcoólico.

 foto: © Julián Rovagnati – Fotolia

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?