>

Post: Museu da Energia de Itu faz aniversário

Museu da Energia de Itu faz aniversário

Museu da Energia comemora 16 anos com várias exposições e entrada franca; na foto exposta no local, fonte junto ao Reservatório da Liberdade, atual praça Amadeu Amaral em São Paulo (SP). Ca. 1896-1900. Gaensly & Lindemann (Acervo Fundação Energia e Saneamento)

A unidade comemora 16 anos em dezembro e quem ganha o presente é o público, com entrada gratuita

Em dezembro, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, festeja seus 16 anos de existência! Para celebrar a data, de 12 a 20 de dezembro, das 10h às 17h, a unidade terá visitação gratuita para o público em geral. No programa, estão as exposições “Os ituanos e a chegada da luz”, “Fontes e Chafarizes”, “A luz do Nobel” e “História, Energia e Cotidiano”.

Confira cada atração abaixo:

– Os ituanos e a chegada da luz: Na mostra o público poderá conhecer como se deu a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica. Realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, a exposição leva o público a uma viagem ao passado, apresentando os fatos mais importantes que envolveram a iluminação em Itu, como a figura do “homem vagalume”, responsável por acender os lampiões públicos; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir objetos, mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade durante cinco décadas.

– Fontes e Chafarizes: A exposição apresenta textos informativos, imagens, notícias de jornais, poesias e mapas que buscam relembrar a importância que as bicas públicas tiveram para a história dos centros urbanos e para a cidade de Itu. A mostra destaca ainda a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos. Exibe também fotos de algumas das mais conhecidas fontes do Brasil e do Mundo com destaque para a Fonte Marilia de Dirceu, em Ouro Preto, Minas Gerais e a Swarovski Fountain, em Innsbruck, na Áustria, entre outras.

– A Luz do Nobel: A mostra traz ao público informações sobre a evolução dos estudos da luz e suas propriedades a partir das produções científicas de ganhadores do Prêmio Nobel de Física. Além de apresentar a biografia do inventor sueco Alfred Nobel (1833 – 1896) e a origem da premiação criada em seu nome, a exposição destaca, por meio de textos, ilustrações e experimentos, os estudos de figuras importantes da Física, como Nils Gustaf Dalén (1869-1937), Albert Einstein (1879-1955), Isamu Akasaki (1929), Hiroshi Amano (1960) e Shuji Nakamura (1954), entre outros, que protagonizaram o debate científico dos séculos XIX e XX e foram contemplados pelo Prêmio Nobel por trabalhos desenvolvidos no campo da luz.

– História, Energia e Cotidiano: Exposição sobre o uso doméstico da energia. O conteúdo aborda aspectos sociais e ambientais, apresentando módulos relacionados à evolução das luminárias caseiras e urbanas, eletrodomésticos lançados em meados do século XX, entre outros.

 MAIS: 

O Museu fica na rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu. Tel.: (11) 4022-6832.

 foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?