O Hospital São Camilo de Itu implantou o Heart Team, traduzido como “Time do Coração”, destinado a uma melhor assistência a pacientes cardiológicos. A iniciativa foi da equipe de Cardiologia do hospital, e tem a finalidade de assistir de forma multiprofissional pacientes com enfermidades relacionadas ao coração.
O Heart Team foi idealizado nos Estados Unidos e adaptado por alguns hospitais brasileiros. No São Camilo de Itu, ele é composto por uma equipe de cinco médicos cardiologistas, entre eles, cardiologistas clínicos, cirurgião cardiovascular, ritmologista e hemodinamicista – que é especialista em cateterismo -, todos interagem com demais profissionais, como fisioterapeuta e enfermagem.
Para cada caso clínico, a decisão médica é tomada em equipes multidisciplinares, particularmente quando existem várias opções terapêuticas, permitindo avaliar com mais rigor os riscos e benefícios das condições clínicas específicas de cada paciente. Existem evidências de que as decisões multidisciplinares relativas ao diagnóstico e tratamento pelo Heart Team reduzem o tempo de internação, implicam numa melhor decisão na proposta terapêutica e facilitam o manejo dos pacientes críticos que requerem cuidados cardiológicos.
“A proposta do Heart Team é a de melhorar a qualidade de atendimento ao paciente cardiológico, sendo um sistema que se consagra como metodologia eficaz e o São Camilo de Itu busca a cada dia inovar sua assistência com novas implantações como esta”, afirma o cardiologista da equipe, Dr. Renato Koga.
Cada situação clínica é analisada em um processo de decisão partilhada até chegar à melhor estratégia de tratamento, podendo ser clínico, hemodinâmico (cateterismo) ou cirúrgico. “A opinião de cada membro da equipe deve, idealmente, ficar consignada no processo clínico do paciente, assim como a decisão final adotada e o consentimento informado ao paciente”, complementa o cardiologista.
Novidade em Cirurgia Cardíaca
Recentemente a diretoria e o departamento de Cardiologia do São Camilo Itu viabilizou mais uma cirurgia cardíaca, que está sendo pioneira na cidade com a extração de um dispositivo intraventricular com implantação de um marcapasso realizado pelo Dr. Ricardo das Neves.
foto: Divulgação