>

Post: Claudio Pascale – Um educador por excelência

Claudio Pascale – Um educador por excelência

Mais que um profissional brilhante do setor educacional, Claudio Pascale, diretor do Colégio Almeida Júnior, em Itu, é um educador, no sentido exato e amplo da palavra. Apaixonado pelo que faz há 46 anos, quando decidiu trocar o emprego de químico na multinacional Shell para ensinar em sala de aula, Pascale construiu sua história com um currículo vitorioso de conquistas e realizações. O segredo deste grande sucesso profissional teve, na verdade, uma fórmula simples: uniu métodos tradicionais – como a utilização do livro como principal ferramenta pedagógica – com conceitos inovadores, onde permite que um aluno seja um sujeito ativo no processo educacional, sem abrir mão das relações humanas, que se estabelecem, crescem e se sustentam dentro de um ambiente escolar extremamente saudável e respeitoso.

Nascidoem São Paulo, o professor Pascale trabalhava em grandes centros educacionais como Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) por 31 anos, Universidade Santa Cecília (Unisanta) desde 1972, foi professor da FFCL de São Bernardo do Campo, Colégio Arquidiocesano, Colégio São Judas Tadeu, hoje Universidade, Cursinho Universitário e Curso Pré Médico. Em 1979 participou da fundação e direção do Colégio Galileu Galilei e Curso Inter Graus, que se tornaram ícones na área educacional. Em 1985 surgiu a oportunidade de dirigir juntamente com um sócio do Colégio Galileu Galilei, o Colégio Terras de São José, em Itu, que pertencia aos empresários Jacob Federmann e Rosaldo Malucelli que estava em fase de crescimento. Era uma grande oportunidade de continuar na área educacional e morar no Interior de São Paulo, com uma qualidade de vida melhor para a família.

Após 14 anos à frente do Colégio Terras, sem, no entanto, ter deixado de dar aulas na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Unisanta, Pascale teve um novo desafio em 2001, o de fundar o Colégio Almeida Júnior. Tendo ao lado sua esposa, a também professora Maria Rita Geloramo Pascale, o experiente professor conseguiu, em pouco tempo, colocar o Colégio Almeida Júnior entre as melhores escolas de Itu, fato que veio comprovar, mais uma vez, a sua competência numa área tão competitiva que é o setor educacional na cidade.

O segredo do sucesso de Cláudio Pascale pode ser notado em cada detalhe da filosofia que norteia o Colégio Almeida Júnior, desde a sua inauguração, que é priorizar o aprendizado e o aluno. Os métodos cada vez mais inovadores, como incorporar à grade curricular aulas de inglês, espanhol, música, circo, xadrez e artes desde o maternal fascinam os alunos e os pais, já que os resultados se mostram visíveis no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Ações de estímulo à leitura e programas como “Contadores de Estrelas”, que integram os estudantes a participarem e contribuírem com a cidade onde vivem, são também outros importantes diferenciais do Colégio, que dá enorme atenção à inserção e participação das famílias dos alunos no contexto escolar. “A educação pode ser uma coisa simples se for desenvolvida com seriedade, sinceridade e, principalmente, transparência. A frase ‘a escola é uma extensão da casa do aluno’ é verdadeira quando a família e a escola se completam”, afirma Pascale.

texto Regina Lonardi

foto: Michel Cutaith/Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?