>

Post: Uma escola para cervejeiros

Uma escola para cervejeiros

Sócios da primeira escola de educação cervejeira do Brasil

Instituto da Cerveja criado na capital já formou mais de mil alunos e acompanha o aumento do número de profissões ligadas ao setor

O crescimento do mercado cervejeiro no Brasil é notório. Hoje, o país abriga cerca de 300 cervejarias artesanais e mais de 40 importadoras de cervejas especiais. Para acompanhar este crescimento, os bares, restaurantes, hotéis e empórios incorporam cartas de cervejas para atrair o público cada vez mais exigente. Os sommeliers de cervejas são os responsáveis por gerenciar todo o leque de informações, em meio a imensa variedade de estilos da bebida.

Embora seja uma profissão nova no Brasil, a procura por qualificação caminha a passos largos e já atrai milhares de profissionais em busca de conhecimentos técnicos. O Instituto da Cerveja Brasil (ICB), por exemplo, é o primeiro Centro de Educação Cervejeira do país e já formou mais de mil alunos desde 2010 e tem uma fila de espera de mais de 400 pessoas, atestando a força deste setor.

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu impressionantes 64%. Passou de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás apenas de EUA e China, superando países como Rússia e Alemanha. Com isso, as oportunidades para cargos que necessitam de conhecimentos técnico e científico, como gestão de negócios e marketing, têm crescido de forma expressiva. Segundo Estácio Rodrigues, sócio do Instituto, o salário de um sommelier de cerveja qualificado é animador, chega a R$ 4 mil. “Esse é um salário significativo para um mercado novo, que vive um de seus melhores momentos”, diz.

Uma escola bem diferente

Localizada em Moema, a sede do Instituto da Cerveja, referência em Educação Cervejeira no país, contempla um espaço de 500 m², com uma sala de aula de 198 m² devidamente equipada e com capacidade para 80 alunos sentados confortavelmente. Além disso, o local conta com um espaço externo perfeito para a realização de brassagens de cervejeiros caseiros ou abrigar eventos particulares.

“O local foi muito bem pensado e projetado, nele temos também um espaço gourmet para a realização de harmonizações com cervejas”, afirma a sócia da escola, mestre-cervejeira e sommelier de cervejas, Kathia Zanatta. O instituto também realiza cursos fora de São Paulo, em Porto Alegre e Blumenau.

A carreira cervejeira tem atraído diversos profissionais que enxergam na paixão pela bebida fermentada mais consumida pelos brasileiros um próximo emprego. Um dos aspectos que favorecem tal evolução do mercado é a versatilidade de profissões que são abordadas nos cursos. “Um sommelier de cervejas pode indicar e sugerir cervejas, criar harmonizações, elaborar cartas e difundir essa cultura por meio de eventos, bares, cervejarias, restaurantes e importadoras, o campo de atuação é, de fato, muito amplo”, explica o também sócio do Instituto e mestre-cervejeiro, Alfredo Ferreira.

A ideia da escola é, acima de tudo, difundir a cultura cervejeira, por meio de ações profissionalizantes de forma que mais pessoas aprendam sobre este universo.“Esperamos que o ICB seja um polo de ensino, em que possamos disseminar a cultura cervejeira para os mais diversos públicos”, declara Rodrigues.

LINK: Para saber mais sobre os cursos e eventos do Instituto, acesse www.institutodacerveja.com.br

 foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?