>

Post: 75 anos da Banda Gomes-Verdi

75 anos da Banda Gomes-Verdi

Apresentação em comemoração aos 75 anos da Banda Gomes-Verdi na Sala Palma de Ouro, em Salto

A tradicional banda de Salto chega a seu 75º aniversário com muitos motivos para se orgulhar e um repertório que vai do clássico ao contemporâneo

A banda saltense Gomes-Verdi completou 75 anos de existência no último mês de julho e, para comemorar, realizou uma apresentação na Sala Palma de Ouro, em Salto. Criada a partir da extinta Corporação Musical Giuseppe Verdi, conhecida como Banda Italiana, fundada em 1901, a Gomes-Verdi teve início, em 1939, e está em atividade até os dias de hoje. O nome escolhido foi uma homenagem a dois grandes compositores, o brasileiro Carlos Gomes e o italiano Giuseppe Verdi.

O evento comemorativo contou com um repertório diversificado com músicas nacionais, internacionais e trilhas de filmes, além de um Dobrado, música específica da banda. A Gomes-Verdi conta hoje com aproximadamente 25 músicos, que tocam instrumentos como clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombones, bombardino, baixo, bateria e guitarra. O grupo se apresenta com regularidade em Salto e região, e ensaia, regularmente, toda semana. À frente da banda, desde 2010, está o regente Josias Pereira Kotaki. “Eu entrei na banda em 1990. Fiz aula com o senhor Hélio [Bordini] e passei a tocar clarinete”, conta.

Vinculada à Sociedade Italiana, a Banda Gomes-Verdi já teve em seu comando nomes como o maestro Ciro, Rolando Lenzi, Mário Baldi, Iniver Gonzaga, Hélio Bordini, Osvaldo Miller, Ricardo Ghiraldi, Julio Cesar Savi e Dino Maestrello. Gravou, em 2004, seu primeiro CD com repertório variado com músicas tradicionais e composições saltenses. “Demos uma renovada em nosso repertório, hoje em dia, mas sem perder a característica de banda. Incluímos músicas atuais, nacionais e internacionais para atrair também os mais jovens”, explica o regente.

Além da Gomes-Verdi, uma Escola de Formação de Músicos funciona desde 2000 no mesmo local onde acontecem os ensaios da banda, garantindo a formação de novos músicos para o grupo musical. “Contamos hoje com aproximadamente dez alunos e conseguimos, recentemente, um recurso estadual que nos permitirá ampliar a escola e conseguir professores para ensinar mais instrumentos”, acrescenta o regente.

 Texto Gisele Scaravelli

Foto: AI / Secretaria Municipal de Cultura / Salto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?