>

Post: Biblioteca Histórica do Bom Jesus preservada

Biblioteca Histórica do Bom Jesus preservada

Manual de orações ao Sagrado Coração de Jesus, Edição da Tipografia do Apostolado, Itu, 1914/Acervo – Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus

                O Museu da Música – Itu, em parceria com a Igreja do Bom Jesus iniciou, no final de junho, um amplo projeto de preservação do acervo da biblioteca histórica daquela igreja. Trata-se de um importante conjunto de livros que serviu ao Centro Nacional do Apostolado da Oração e à Editora do Apostolado, que editou, durante mais de 30 anos, a revista “Mensageiro do Coração de Jesus” nas dependências da igreja.

O convênio de cooperação cultural que permitirá esta ação foi assinado no último dia 27 pelo Monsenhor Durval de Almeida e pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto Cultural de Itu, professor Luís Roberto de Francisco.

O projeto pretende, ao longo de dois anos, higienizar, tombar e classificar o acervo, restaurando os exemplares necessários. Há três anos a biblioteca foi desmontada e está em situação de risco, encaixotada e com ataque de cupins.

Toda a ação de preservação é voluntária, contando com dois associados do Instituto Cultural de Itu, Associação de Amigos do Museu da Música e um da comunidade da Igreja do Bom Jesus. O projeto conta também com apoio técnico da Biblioteca do Museu Republicano Convenção de Itu (USP), que treinará os voluntários e acompanhará todo o processo de conservação do acervo.

A biblioteca será instalada em uma das dependências da Igreja do Bom Jesus e para tanto os associados do Museu da Música aparelharão o espaço com estantes e computador. O objetivo é que o acervo seja disponível para consulta a partir do segundo semestre de 2015.

Elite de intelectuais

A Igreja do Bom Jesus foi residência da Companhia de Jesus entre 1868 e 1992 e abrigou uma elite de intelectuais Jesuítas que editaram publicações importantes para o catolicismo brasileiro na primeira metade do século XX. Abriga ainda o Santuário Nacional do Apostolado da Oração, centro irradiador da devoção ao Sagrado Coração em todo o país.

Na igreja viveu ainda o italiano Bartolomeu Taddei, um dos maiores missionários católicos da história do Brasil. A biblioteca guarda exemplares que revelam toda a trajetória do trabalho dos Jesuítas e das associações daquela igreja.


# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?