A maioria das pessoas não consegue perceber a diferença de quando estão gripadas ou resfriadas. Segundo a dra. Juliane Vulcano, clínica geral do Hospital San Paolo – centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, o resfriado comum é uma infecção viral de sintomas mais brandos caracteristicamente percebidos como congestão nasal, coriza clara e espirros, não há febre alta geralmente. Já a gripe é também uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também complicações como sinusite bacteriana, otite média e pneumonia. O quadro todo geralmente perdura por sete a dez dias.
Para saber se é um resfriado simples ou gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente, bem como o exame físico. Para só assim fazer o diagnóstico adequado. De acordo com a dra. Juliane, existem algumas formas simples de prevenir essas doenças. “Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação”.
A especialista ainda ressalta a importância de proteger as crianças: “A vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. A consulta médica para adultos e crianças deve ser realizada na suspeita de possíveis complicações”, conclui.
Sintomas da gripe:
- Febre alta
- Acompanhada de intensa dor no corpo e na cabeça
- Tosse seca, espirros e dor de garganta.
- Pode acarretar a pneumonia ou quadro bacteriano mais grave
Sintomas do resfriado:
- Vermelhidão nos olhos e coriza
- Febre não muito elevada que dura de 48 a 72 horas
- Sem infecção secundária como, por exemplo, dor de garganta.
foto: BIRF