Atividade deve atingir cerca de 800 estudantes da rede pública municipal
O Museu da Música – Itu iniciou em março a ação educativa A moda da viola, a partir da mostra cultural de mesmo nome, aberta em novembro do ano passado. A exposição revela a música popular mais antiga da região paulista, além de valorizar a vida da gente caipira, seu linguajar próprio, a arte e a presença da viola na música do dia-a-dia. As duas salas de exposição trazem também gravações de moda composta em Itu além da presença da viola na ópera A Noite de São João, primeira composição do gênero, no Brasil, escrita em Itu em 1858 por Elias Lobo.
A ação educativa pretende atingir estudantes dos 4ºs anos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Itu, de maneira lúdica e envolvente, tratando a música caipira como patrimônio cultural regional. Para tanto foi preparado um conjunto de atividades que permitem a experiência dos alunos em relação à moda de viola, o cururu, a catira, além de compreenderem a estrutura da língua portuguesa falada em nossa região.
Segundo a curadora do Museu da Música, professora Maria de Lourdes Sioli, esse tipo de atividade permite aos estudantes vivenciarem aspectos da cultura tradicional paulista em um momento do processo educativo em que se está formando o conceito de realidade social e cultural.
A direção do projeto é da professora Anna Carolina Matos Pacheco, coordenadora de Ações Educativas do Museu.
Ao longo do ano, 26 escolas participarão do projeto, totalizando cerca de 800 alunos. Os professores, coordenadores e supervisores das unidades escolares passaram por uma atividade formativa, quando os professores oficineiros Cláudia Capelli e Joab Barboza puderam discutir o tema e traçar as linhas de trabalho da ação educativa, sob a supervisão da profa. Márcia Maia, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Itu.
As ações educativas são resultado de parceria entre o Museu da Música, mantido pelo Instituto Cultural de Itu (associação de amigos do museu) e a Secretaria Municipal de Educação de Itu. O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de março.
foto: Museu da Música – Itu (divulgação)