Modelos nus viram obras de arte em projeto assinado pela artista plástica Karla Bratfisch e a fotógrafa Silvia Maria
O desejo de espalhar a arte em suas mais variadas formas, como a pintura e a fotografia, foi o que moveu a artista plástica Karla Bratfisch e a fotógrafa Silvia Maria a desenvolverem o projeto Alma Nua. As obras da artista plástica saíram das telas e ganharam o movimento em corpos livres. As cores vivas, uma característica marcante de seu trabalho, saltaram rumo a um mergulho de liberdade, submergindo em poesia corpórea.
As 12 diferentes pinturas foram elaboradas nos corpos de 12 modelos voluntários e registradas em fotografias, transformando-se em quadros emoldurados pelo olhar da fotógrafa Silvia Maria. O resultado de quase um ano de trabalho pode ser conferido na Galeria Sede, em Campinas.
Segundo as autoras, o projeto cultural desdobra-se como um convite à liberdade dos movimentos e à imersão em nosso colorido mais íntimo, aquele que só aparece quando a alma se desnuda. “Quisemos marcar literalmente a arte na pele, incitar a liberdade, despertar o desejo das pessoas de ser o que quisessem, nem que fosse por alguns momentos. Cada pincelada ou cada clique exigiu uma verdadeira entrega de todos os envolvidos. Nossos modelos sentiram a experiência única de ser uma tela, de ser cor, de ser arte, de ser outro. Foi incrível trabalhar com essas pessoas, pois elas realmente se entregaram de corpo e alma à proposta, despindo-se de seus pudores e confiando no nosso trabalho”, afirmam Karla e Sílvia.
MAIS: A exposição Alma Nua, de Karla Bratfisch e Silvia Maria, está na Galeria Sede (rua Sampaio Peixoto, 368, Cambuí, Campinas) e pode ser visitada até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações: (19) 3291-4426 – (11) 4894-8001.
fotos: Silvia Maria/Divulgação