E se a proposta deste ano for para a vida toda? Foi o que a nutricionista Carol Morais propôs através das redes sociais
Fazer o Projeto Verão de cada ano tornar-se uma atividade de todos os dias foi o objetivo da nutricionista goiana Carolina Morais – ou somente Carol – ao criar o Projeto Verão Pra Vida Toda, uma ação propondo aos usuários da mídia social Instagram (#projetoveraopravidatoda) a mudança dos hábitos diários, numa conduta pautada pela saúde e o bem-estar durante todos os dias da vida.
Deu tão certo que Carol Morais, nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional, fechou o consultório, abandonou o jaleco, vestiu o avental e foi para a cozinha. Já experiente em atuar como personal dieter e pupila dos cursos de culinária da Escola Recipease de Jamie Oliver em Brighton, Inglaterra, Carol viu no Detox Delivery Gourmet a possibilidade de ensinar as pessoas, in loco, a cozinhar como elas devem comer. Com esse programa, a nutricionista viaja o Brasil batendo panela e construindo novos hábitos nas famílias brasileiras.
O #Projetoveraopravidatoda migrou para a vida real e a ação se transformou em workshop sobre “comer”. “O ato de comer, simples e fundamental, ficou muito complicado nos últimos tempos. O objetivo é usar a alimentação na conquista de uma vida plena, tranquila e, principalmente, longínqua e cheia de qualidade”, explica Carol. Ela convida os participantes a trilhar caminhos inteligentes e fáceis em busca da felicidade mais plena.
O Detox Delivery Gourmet também ganhou um formato mais social, e dele nasceu a Oficina de Culinária Detox Gourmet. O primeiro continua a existir e é considerado pela própria nutricionista como sendo um “SPA em casa”. Já as Oficinas são opções rápidas e certeiras para quem não tem o tempo disponível para o Detox Delivery Gourmet, mas quer aprender os princípios fundamentais da boa alimentação, com dicas, receitas, jeito de fazer e muito mais que a alimentação detox possa oferecer.
Orgânicos
Carol, assim como todos os seguidores dos princípios detox, cozinha seus pratos priorizando o uso dos alimentos orgânicos e excluindo farinhas brancas, açúcares e lactose. “Não calculo calorias para uma dieta de emagrecimento, pois o corpo não é matemático. É preciso saber escolher os alimentos certos e ingerir o que for benéfico ao organismo. Afinal, comida, antes mesmo de ser fonte de nutrientes, é fonte de prazer e redenção. E, portanto privar-se de comer para emagrecer não é o caminho mais saudável”, sugere Carol.
Detox, para aqueles que ainda não ouviram falar sobre o tema, é um tipo de alimentação desintoxicante, que prioriza a ingestão de produtos vegetais orgânicos, líquidos, e diminui – chegando até a excluir – alimentos causadores de inflamação no organismo, como farinhas brancas e açúcares refinados, leite, entre outros. A alimentação detox age, inclusive, como tratamento para doenças, mantendo o corpo saudável de dentro para fora.
Aclamada nas redes sociais e palestrante convidada para os fóruns mais renomados quando o assunto é nutrição funcional, Carol Morais estará em Campinas, nos dias 17 e 18 de dezembro, com a Oficina Culinária Detox Gourmet, no Cambuí. Durante três horas, em cada um dos dias, a nutricionista possibilitará aos participantes vivenciar um pedacinho da #DetoxDeliveryGourmet. Ensinará a preparar pratos deliciosos e nutritivos, que podem ser consumidos pela família toda. “O objetivo é relaxar, aproveitar ao máximo a experiência que envolve, além dos pratos, os sentidos do ato de comer”, convida Carol. Além disso, dará dicas que funcionam para a vida toda, e falará como se manter saudável mesmo em momentos de excessos e festas de fim de ano, por exemplo.
Na região
Com inscrições limitadas, a Oficina Culinária Detox Gourmet Carol Morais será ministrada no Cambuí, em 17 e 18 de dezembro. Informações podem ser obtidas com Laise Corti, no e-mail: laise.corti@gmail.com . Confira a programação:
Dia 17 de dezembro – módulo I:
– Chá estimulante do metabolismo
– Salada com chips de abóbora e truques para fazer uma salada funcionar
– Risoto de quinoa e molho pesto detox
– Sorvete de banana com casquinha de chocolate
Dia 18 de dezembro – módulo II:
– Suco verde e truques para não errar
– Canapés de abobrinha com muçarela de búfala e tomatinhos
– Lasanha vegana (inclui molho de tomate caseiro e molho branco vegano)
– Torta de maçã
Dicas Detox
Para uma alimentação mais saudável, a nutricionista Carol Morais sugere algumas “trocas” simples, mas que fazem toda a diferença para o organismo, como:
– Trocar a manteiga ou a margarina por azeite ou óleo de coco.
– Adicionar farinha integral, ou ainda, as misturas sem glúten às preparações que levam originalmente farinha de trigo branca;
– Adicionar castanhas às saladas de frutas para reduzir a carga glicêmica e ficar satisfeito por mais tempo;
– Trocar o creme de leite pelo leite–de–coco;
– Trocar o leite de vaca pelo de castanhas;
– Substituir a maionese comum pela de tofu;
– Adquira vegetais orgânicos frescos e congele utilizando as técnicas adequadas em vez de comprá-los já congelados;
– Prefira as ervas frescas aos chás de saquinho, que contém antifúngico e deixam a desejar no aspecto saúde;
– Troque o sorvete pelo sorbet, pois a base do sorbet é água.
– Hidrate-se! Tome de preferência 100ml de água a cada 30 minutos.
Cardápio Detox
Desjejum: suco verde (veja os dez mandamentos do suco verde)
Lanche: castanhas do Pará ou amêndoas
Almoço: lasanha vegana
Lanche: sorvete de banana
Jantar: salada com chips de abóbora e risoto de quinoa
Sobremesa: tortinha de maçã
Os 10 mandamentos para o Suco Verde funcionar:
1º: Não coarás.
2º: Usarás água-de-coco no lugar da água comum.
3º: Usarás uma moedinha de gengibre.
4º: Não esqueças da folha, couve ou outra verde-escura (orgânica)
5º: Usarás sempre uma fruta (de preferência, também orgânica)
6º: Não adoçarás. Ou, caso precise, adoçarás com mel.
7º: Tomarás todos os dias, pela manhã.
8º: Usarás orgânicos no preparo da receita.
9º: Adicionarás 1 colher (sopa) de linhaça dourada ou chia hidratada (24h).
10º: Abrirás a mente e o coração para as possibilidades de variar a receita.
Receitas da Carol Moraes
Confit de tomatinhos de berinjela
ingredientes
500 gde tomatinhos cereja
2 berinjelas pequenas cortadas em cubos proporcionais aos tomatinhos
1 1/2 xícara de azeite
2 ramos ou 2 colheres (sopa) de alecrim
2 ramos ou 2 colheres (sopa) de tomilho
4 dentes de alho inteiros e com casca (coloco sem casca e muito mais que 4)
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes. Coloque a mistura para assar em um refratário médio, em fogo baixo, por cerca de duas horas, mexendo de vez em quando. Os tomates devem ficar firmes, sem desmanchar.
Opções: Adicione uma massa – sem glúten – para ser usado como prato principal. Se ainda sobrar, pode usar no dia seguinte – guardando na geladeira – servindo com mini bolachas de arroz integral com pasta de grão-de-bico (comprada pronta em casas árabes), cobrindo com o confit.
Risoto de Quinoa com Shitake e Limão siciliano
Ingredientes
1/2 cebola pequena cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de manteiga clarificada, óleo de coco ou, ainda, azeite de oliva
1 xicara (chá) de vinho branco seco
2 xícaras (chá) de shitake picado e sem os talos
1 xícara (chá) de quinoa em grãos
1 limão siciliano: raspas e suco
1/2 xícara de água, aproximadamente
Sal a gosto
Modo de preparo:
Doure a cebola na manteiga, óleo ou azeite, adicione 1/2 xícara do cogumelo picado e, depois, o vinho branco. Então adicione a água e a quinoa. Quando ela estiver quase al dente, adicione o suco do limão e as raspas. Separadamente, refogue o restante do cogumelo (na manteiga, óleo ou azeite). E, por fim, misture no risoto.
fotos: Divulgação