>

Post: Claudia Matarazzo e as ‘Gafes no Palácio’

Claudia Matarazzo e as ‘Gafes no Palácio’

Claudia Matarazzo durante a palestra realizada em Campinas; “Gafes no Palácio” é o mais recente trabalho da jornalista especialista em etiqueta e comportamento

Jornalista lança livro contado as “saias justas” que passou durante sua estada no cerimonial do Palácio do Governo de São Paulo

Conhecida pelas dicas de etiqueta que dá em seus livros e colunas, a jornalista de sobrenome famoso, Claudia Matarazzo, em seu trabalho mais recente, conta em tom bem humorado -assim como foi a palestra que a Revista Regional esteve presente-, as gafes que cometeu quando era a responsável pelo cerimonial do Palácio do Governo do Estado de São Paulo. “Quando comecei a escrever o livro ‘Gafes no Palácio’ ouvi muito que eu era louca”, diz rindo, dando início à palestra, que foi um misto de lançamento mais dicas para os profissionais da área.

Durante as horas que falou para o público presente no teatro Brasil Kirin, no shopping Iguatemi Campinas, Claudia discorreu sobre vários “causos” que viveu durante os anos que era a responsável por todos os cerimoniais dos governadores (os ex  José Serra e Alberto Goldman e o atual Geraldo Alckmin).

A primeira grande saia justa foi quando conheceu Claudio Lembo. “Ele me levou para ver todo o palácio e quando entrei com ele na Casa Militar, achei o máximo os militares baterem continência para ‘nós’. Não contente, voltei e disse ‘Ah que lindo, podem fazer isso de novo?’”, caí, agora, na risada, ao lembrar que a continência, na realidade, não era para eles, e sim para o vice-governador.

Logo após ter conhecido o seu local de trabalho, veio o primeiro grande desafio. Receber o Papa Bento XVI. “Eu só tinha três meses de casa, e a primeira grande pedra, vou ver que o papa-móvel não pegava. Naquele corre-corre, tudo sem que vazasse para a imprensa, descobrimos que era só de uma trava de segurança”, relembra.

Mas talvez o que mais norteou sua estadia no cargo foram as saias justas que passou quando recebia outros políticos, como a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que ganhou de presente uma pulseira que adorou, e de felicidade, Claudia gritou, em “portunhol”: “Ah que lindo”, atraindo para si toda a atenção do local. Ou quando o pacote dado ao ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, não abria, e por fim, o deslize cometido no figurino que escolheu (um quimono) para receber o príncipe herdeiro do Japão. “Até minha mãe disse que eu já tinha me vestido melhor”, conclui.

O livro “Gafes no Palácio – Micos e saias justas nos bastidores do Poder”, da Editora Planeta, reúne essas e outras histórias ocorridas no Palácio dos Bandeirantes, como os palanques que despencaram, os presentes dados erradamente, os protocolos oficiais quebrados, enfim, são páginas de aulas sobre como sair de saias justas para cidadãos comuns e para quem lida com eventos em seu dia-a-dia.

Uma carreira de sucesso

Claudia Matarazzo trabalhou durante oito anos no Grupo Abril, recebendo o Prêmio Abril de Jornalismo por seus trabalhos na Revista Casa Claudia. Colaborou ainda com colunas nas revistas IstoÉ, Vogue, Playboy, onde lançou o suplemento de moda masculina, entre outras. Também esteve à frente de alguns quadros e programas na TV, como na Globo e na CNT. Há vários anos, tem ministrado palestras por todo o Brasil na área de comportamento pessoal e profissional, a maioria delas em empresas, escolas e universidades. Na pauta, assuntos como beleza, casamento, moda, etiqueta na Internet e etiqueta profissional (como o comportamento e o visual do profissional dentro e fora da empresa). Além de “Gafes no Palácio”, ela é autora de outros livros, como “Visual, uma questão pessoal”, “Negócios – Etiqueta faz parte – livro sobre etiqueta corporativa”, “Amante Elegante – Um Guia de Etiqueta a Dois”, “Casamento sem Frescura” e “Etiqueta sem Frescura”.

 texto Yara Alvarez

fotos Tatiana Ferro

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?