>

Post: Proteção, sol, ação!

Proteção, sol, ação!

Mesmo que você tome sol nos horários apropriados, não dá para esquecer os protetores solares

Com paciência e uso de produtos certos, o bronzeado dura mais que o verão 

Com o início do verão na próxima sexta-feira, chega a hora em que as pessoas buscam eliminar o famoso “branco escritório”. “Existem dois tipos de radiações: UVA, que causa o fotoenvelhecimento e o UVB, que causa queimadura e câncer propriamente dito, portanto, o melhor horário para exposição será antes das 10h da manhã ou após as 16h para qualquer tipo de pele”, explica a dermatologista Valéria Armando André.

“A pele deverá estar preparada para receber o sol, ou seja, hidratada e o uso do filtro solar é fundamental. As de pele muito clara devem iniciar com o 30 e ir reduzindo conforme a pele for ficando tonalizada, as de pele mais morenas podem iniciar com o 15. Na face sempre o FPS 30 para mais, e proteção com boné ou chapéu. Não esquecer que os filtros nacionais devem ser reaplicado a cada duas horas, ou se molhar ou suar”, completa a também dermatologista Aychi Couto.

Mesmo que você tome sol nesses horários, não dá para esquecer a proteção. O uso de protetores solares é de uso fundamental, tanto que eles devem ser utilizados em todas as estações do ano mesmo que o tempo esteja cinza e chuvoso. “Devemos sempre evitar a exposição solar excessiva em qualquer estação do ano, porém vale lembrar que ‘uma certa dose’ será necessária para absorver a vitamina D”, completa Valéria.

A pigmentação melânica da pele – ou cor da pele – é geneticamente determinada e decide a maior ou menor tolerância do indivíduo à exposição solar. Pele escura com maiores concentrações de melanina tem maiores condições de sobrevivência em ambientes com alta radiação ultravioleta do que as peles claras. Resumindo: pele escura aguenta mais sem ficar queimado, porém também precisa de protetor solar.

Como o tempo em que o sol é saudável é curto, algumas pessoas optam por usar óleos e até graxas que ajudam a acelerar o processo, mas Aychi passa algumas dicas: “Lembramos que a pele do brasileiro é extremamente oleosa e produtos muito espessos ou consistentes podem provocar acne. Os de melhor tecnologia são os que são lipossomados, ou seja, há uma melhor penetração na pele. As vitaminas com beta caroteno, precursor da vitamina A, também ajudam no bronzeado”.

Contraindicação

Se para os adultos a proteção é essencial todos os dias, os bebês até os seis meses de idade não devem usar protetores. “Eles devem se proteger com chapéu, bonés, camiseta, guarda-sol, etc e depois dessa época, fazer uso de preferência a filtros solares físicos. Se puder evitar os protetores químicos, cremes ou gel, é melhor”, comenta Valéria.

Cabelos

“Para os cabelos, deve-se também usar os filtros capilares e proteger do sol com boné ou chapéu. Hoje há vários no mercado, em mousse, cremes e loções. Deve-se fazer hidratações antes, durante e depois da temporada do verão, principalmente quem tem os cabelos tingidos”, explica Aychi.

Classificação do fototipo de pele

I.  Sempre queima, nunca se bronzeia

II. Sempre queima, bronzeia pouco

III. Bronzeia muito, queima pouco

IV. Bronzeia sempre, nunca queima

V. Altamente pigmentada

VI. Negro

por Yara Alvarez

foto: Microfoto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?