Comemoração inclui Missa Jubilar na capela do Carmo e Seresta na Fábrica São Luiz, além de uma exposição

Nos dias 03 e 04 de maio, sábado e domingo, o Coral Vozes de Itu celebrará os 60 anos de sua fundação. Para tanto preparou-se para participar de uma Missa Jubilar e realizar uma Seresta.
Na Igreja do Carmo, onde tudo começou, o grupo participará da missa das 18h do dia 03 de maio, sábado, com repertório especial, obras históricas dos compositores Elias Álvares Lobo e Tristão Mariano da Costa, que fazem parte do patrimônio cultural de Itu.
Já no domingo, dia 04 de maio, às 10h30, o Vozes de Itu realizará uma Seresta no Espaço Fábrica São Luiz, onde seus cantores exibirão melodias do tradicional repertório brasileiro. O evento será dirigido pelo maestro William Dolfini, regente do coral, acompanhado pelo violonista Gilmar de Campos. Nesse momento será aberta, no Espaço Fábrica, a exposição “Vozes de Itu, desde 1965”, organizada pelo Museu da Música – Itu, do qual o coral é o maior parceiro.
Segundo a presidente da entidade, Maria Aparecida Nobre Garcia, ao longo de seis décadas, o Vozes de Itu tem se salientado nos meios culturais da cidade, mantendo viva a tradição musical, criando momentos de reflexão e entretenimento para a sociedade, daí a sua expressividade. Os eventos são abertos ao público em geral, especialmente aos antigos cantores do grupo e seus fundadores.
História do coral
O Coral Vozes de Itu foi fundado em 07 de maio de 1965 nas dependências da capela do Carmo, por iniciativa de jovens interessados em manter um grupo de canto coral independente em Itu.
Seu primeiro regente foi o Frei Lino Zumstein. Desde então, o grupo participou de montagens de ópera, performances teatrais, encontros de corais, realizou centenas de concertos, saraus, cantando em Itu e em cidades paulistas e mineiras.
O Coral Vozes de Itu é também o principal divulgador das obras históricas escritas no século XIX por compositores de Itu, como Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e José Mariano. O grupo é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, criada em 1966, que tem por presidente Maria Aparecida Nobre Garcia.
foto: Coral Vozes de Itu