
Para celebrar o Ano Jubilar do centenário de morte da Venerável Maria Teodora Voiron, será realizada, em Itu, de 24 de abril a 08 de junho, a Exposição de Presépios, uma das mostras mais tradicionais do interior paulista. Com o tema “Exposição de presépios visita Venerável Maria Teodora”, a abertura acontece no dia 24 de abril, a partir das 19h, no Complexo da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.
Realizada há 20 anos em Itu nos meses de novembro e dezembro, pela primeira vez, a Exposição de Presépios de Itu será realizada extraordinariamente no mês de abril. A curadora da mostra, Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, explica que “levar a Exposição de Presépios até a Igreja onde viveu a Venerável Maria Teodora é uma forma de homenagear e divulgar a vida e as virtudes da religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, que viveu grande parte da sua vida em Itu, na comunidade das Irmãs de São José do Patrocínio. Por isso, a escolha do tema ‘Exposição de Presépios visita Venerável Maria Teodora’”.
Segundo a Irmã Luiza Rodrigues, superiora da comunidade do Patrocínio, as Irmãs de São José vivem o Mistério da Encarnação (são três mistérios: Trindade, Eucaristia e Encarnação): “Trazer a Exposição de Presépios aqui é viver a Encarnação de Jesus na gruta de Belém. E a Venerável Maria Teodora viveu a Encarnação de uma forma coerente. Ela chegou aqui e também se encarnou nessa realidade”.
Também faz parte da exposição o presépio esculpido em cápsulas de bala de fuzil por um soldado durante a guerra civil da Libéria (1989 e 2003). A Irmã Luiza viveu na Libéria de 1983 até 1994, durante a guerra. Mas devido aos conflitos, teve que fugir para a Costa do Marfim com os refugiados.
A Exposição de Presépios foi aprovada no Chamamento Público nº 08/2024 – Seleção de Projetos Culturais Destinados às “Demais Áreas Culturais”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu – São Paulo, com recursos destinados pela política nacional da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura.

Exposição de presépios
Desde sua primeira edição em 2004, a exposição cresceu significativamente e hoje conta com mais de 750 cenas com o Menino Jesus, somando mais de 6 mil peças, que fazem parte da coleção das irmãs Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva e Maria Teresa de Oliveira Ribeiro Vidigal.
A exposição é composta por presépios de várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, Américas e África, com peças produzidas em materiais como papel, vidro e marfim, oferecendo uma perspectiva única e multicultural da representação do nascimento de Jesus.

A Venerável Madre Teodora
Nascida em Chambéry, aos 06 de abril de 1835, Luisa Josephina Voiron entrou para a Congregação das Irmãs de São José, adotando o nome religioso de Maria Teodora. A Venerável Maria Teodora Voiron (1835 – 1925) foi a primeira Provincial da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil. A religiosa fundou o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, pioneiro na educação feminina em São Paulo e outros seis colégios nas cidades paulistas de Jaú, Piracicaba, Santos, São Paulo, Taubaté e Franca, além da direção de saúde das Santas Casas de Itu e São Paulo, diversos orfanatos e asilos pelo Estado. Em 1859, ela chegou a Itu onde viveu até a sua morte, como a principal liderança das religiosas francesas no Brasil.
Quando morreu, em 17 de julho de 1925, aos 90 anos de idade, contava com fama de santidade entre os que a conheceram. Desde então, há milhares de relatos de graças alcançadas por seu intermédio. Na década de 1940, foi aberta a sua causa de beatificação. Desde 1998, a Madre Maria Teodora é considerada Venerável pela Igreja, aguardando que um milagre por sua intercessão seja reconhecido pelo Vaticano para ser elevada à condição de Bem-Aventurada, através de sua beatificação.
Programação do centenário
A programação do Centenário também conta com a Semana Madre Teodora (entre 18 e 24 de maio); publicação do necrológio de Madre Teodora (texto memorial escrito por ocasião do falecimento das religiosas da congregação), de um livro com as máximas de Madre Teodora e do jornal semestral “Vozes do Patrocínio”; atividades com as crianças do Centro Promocional Madre Teodora; além de missas e momentos de oração, entre outros. Também estão sendo planejadas apresentações musicais, uma novena em honra de Madre Teodora e pequenos vídeos a serem divulgados pelas TVs católicas e pelas redes sociais.
SERVIÇO:
“Exposição de presépios visita Venerável Maria Teodora”
Abertura – dia 24 de abril às 19h
Exposição – 24 de abril a 08 de junho
Horário:
De terça a sexta-feira, das 13h às 17h
Sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Complexo da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio
Endereço: Rua do Patrocínio, 172, Centro
Entrada gratuita
Site – https://madreteodoravoiron.com.br/
fotos: Divulgação