Rico em nutrientes, o pistache vai além do sabor e oferece benefícios para a saúde cardiovascular e auxilia no equilíbrio da saúde intestinal
O pistache conquistou um espaço privilegiado na culinária mundial e virou moda nos últimos meses aqui no Brasil. Cada vez mais presente em pratos doces e salgados, essa oleaginosa de origem milenar tornou-se um ingrediente indispensável em restaurantes e receitas caseiras, ampliando sua fama que começou há cerca de 7 mil anos no Oriente Médio.
A nutricionista Camila Queiroz, coordenadora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul, explica que o pistache não apenas encanta pelo sabor, mas também pela sua composição rica e variada. “O pistache é uma fonte excepcional de nutrientes como vitaminas do complexo B, tiamina e minerais, como o potássio, fósforo e magnésio. Ele também oferece gorduras saudáveis, fibras e proteínas que promovem saciedade e ajudam no controle do peso”, detalha.
Apesar de conter 562 calorias a cada cem gramas do alimento, o pistache pode ser incluído em dietas específicas graças à combinação de fibras, proteínas e gorduras boas. Além disso, o grão ajuda na saciedade, favorece o controle do colesterol e auxilia na manutenção de um peso saudável. “Saindo um pouco da área da saúde alimentar, o ato de descascar pode ajudar a prática de mindfull eating (atenção plena ao comer), desacelerando o consumo e reduzindo o excesso”, ressalta a coordenadora.
Por ser rico em flavonoides, luteína e zeaxantina, compostos bioativos que promovem a saúde cardiovascular, o pistache ajuda a reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom), além de proteger vasos sanguíneos, diminuindo riscos de infarto e AVC.
“A fibra presente no pistache também atua como prebiótico, alimentando bactérias benéficas como Bifidobacterium e Lactobacillus, fundamentais para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso fortalece o sistema imunológico e protege contra condições inflamatórias, como síndrome do intestino irritável”, conta a nutricionista.
Ainda de acordo com a profissional, o pistache pode ser consumido de diversas maneiras: puro, como lanche, ou incorporado em receitas como saladas, sobremesas e granolas. Para maximizar seus benefícios, a especialista indica optar pelo alimento in natura ou sem sal, consumindo cerca de 300 gramas por dia.
“Adicionar pistaches em iogurtes, frutas ou granolas é uma maneira prática e saborosa de manter uma dieta equilibrada. Eles fornecem energia e saciedade, além de combinarem bem com diferentes tipos de pratos”, conclui.
EM ITU
Para quem é fã de pistache, a Confeitaria Guarnieri, em Itu, é o lugar ideal. Na casa, você encontra o creme de pistacchio preparado com grãos de pistache torrados e que serve de recheio para croissants e rolls.
A casa é especializada em toda a linha Viennoiserie, fabricada pelos chefs confeiteiros Elton e Augusto Guarnieri, com uma das melhores farinhas do mundo. Sem contar o sorvete soft de fabricação própria, também de pistache, e que pode ser servido no croissant, como aqueles que fazem sucesso em Londres.
A confeitaria oferece ainda o Panettone de Frutas, considerado o quinto melhor do Brasil pela Coppa del Mondo del Panettone, e o de Pistache. Além dos grãos, a casa conta com o delicioso creme de baunilha, também feito artesanalmente no local com as favas da flor, seguindo as melhores técnicas francesas.
CONFEITARIA GUARNIERI
Rua Gabriel de Bordon y Borbon, 291, Bairro São Luiz, Itu
Instagram: @confeitariaguarnieri
WhatsApp: (11) 97553-3837
ENCOMENDAS PARA O NATAL: (11) 97553-3837