Tradicionais tapetes atraem milhares de turistas ao centro histórico ituano durante o feriado religioso
Nesta quinta-feira, 30 de maio, as ruas históricas do Centro de Itu receberão os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Por conta disso, a Prefeitura informa que várias vias estarão fechadas para o trânsito de veículos automotores.
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição ituana que atraem milhares de turistas todos os anos. Eles são confeccionados, durante a madrugada e a manhã do feriado religioso, por dezenas de voluntários da cidade, que utilizam como matéria prima palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, areia colorida, flores, borra de café, tampinhas de garrafas, entre outros materiais.
É por esse tapete que passa a procissão católica de Corpus Christi, que leva o Ostensório com a hóstia consagrada. O trajeto deve começar às 17h e terá duração de aproximadamente duas horas.
De acordo com a Prefeitura, as ruas serão interditadas na madrugada de quinta-feira e reabertas somente após o término da procissão. Estarão fechadas para veículos a praça Padre Miguel (Matriz), rua Barão de Itaim, praça da Independência (Carmo), rua Floriano Peixoto, praça Padre Anchieta (Bom Jesus), rua Paula Souza e as suas paralelas, como também os cruzamentos. O Departamento Municipal de Trânsito de Itu solicita a compreensão dos motoristas em razão da importância da data, para evitar a região central como rota de automotores.
A confecção dos tapetes, precedida por missa e marcada por procissão, é uma tradição ituana que conta com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Subeprefeitura Regional Leste, Secretaria de Turismo e outras pastas. O evento religioso é realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa na tradição católica.
foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu