>

Post: Mães: Em Itu, programa ‘Bem Te Vi’ promove prevenção na gestação

Mães: Em Itu, programa ‘Bem Te Vi’ promove prevenção na gestação

Marcela afirma que participar do programa Bem Te Vi já é o cuidado com a vida do seu filho

Os objetivos do programa da Prefeitura de Itu são estimular a participação efetiva das gestantes em todas as ações programáticas e acompanhar o desenvolvimento da gestação

 Em outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde de Itu implantou o programa “Bem Te Vi” como parte das ações à saúde materno-infantil, vinculando a ele a assistência à gestante e também incentivando e fortalecendo um bom acompanhamento ao pré-natal e consequente promoção de saúde e prevenção aos agravos durante a gestação.

“A nossa preocupação com a mulher e com a Primeira Infância faz com que cada vez mais programas direcionados a esses públicos sejam implantados em Itu. O programa Bem Te Vi cuida da saúde da gestante e, automaticamente, da do bebê. A gestação é um período extremamente importante e requer acompanhamento e orientação de profissionais da saúde”, destaca a secretária de Saúde de Itu, Janaina Camargo.

O acesso ao programa “Bem Te Vi”, segundo o governo ituano, ocorre logo no início da gestação. Toda mulher cuja gravidez é constatada em um serviço de saúde da rede municipal é encaminhada para a abertura do pré-natal com a equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente. “E, então, é feita toda a orientação sobre as ações desenvolvidas para gestantes, entre elas, o programa Bem Te Vi”, explica a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itu.

Os objetivos do programa são estimular a participação efetiva das gestantes em todas as ações programáticas, acompanhar o desenvolvimento da gestação, aumentar vínculo com a equipe de saúde e ofertar um enxoval para o bebê ao final do processo gravídico puerperal.

Para serem contempladas com os kits, as gestantes precisam cumprir seis metas. São elas: comparecer em sete consultas ou mais do pré-natal, realizar acompanhamento odontológico, realizar acompanhamento nutricional, participar de pelo menos duas ações educativas nas UBS, comparecer à primeira consulta de puerpério e comparecer à primeira consulta do pediatra até 15 dias do nascimento.

De acordo com a Prefeitura, a gestante tem oportunidade de ganhar dois kits. O kit 1 (composto por uma banheira, uma toalha de banho, um sabonete líquido neutro, um kit escova e pente de cabelo, um jogo de lençol para berço, dois cueiros, um pacote de fralda RN, um body RN/culote RN, um body P/culote P, um macacão RN curto, um macacão RN longo e um cobertor) é entregue à gestante no último mês de gestação.

Já o kit 2 (constituído por uma toalha de banho, um jogo de lençol para berço, um shampoo para bebê, um creme para assadura, um pacote de lenço umedecido, dois macacões P curtos, dois macacões P longos, um body P/culote P, um pacote de fralda P, um pacote de fralda M) é ofertado durante a primeira consulta com o pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Janaina Camargo e representantes da equipe da Secretaria de Saúde durante a entrega de um dos kits do programa Bem Te Vi

Desde a implantação do programa “Bem Te Vi” foram entregues pela Secretaria Municipal de Saúde 365 kits 1 e 300 kits 2. Aos 25 anos, Marcela Pereira Barbosa da Silva deu à luz a primeira filha, Helena, no último mês de fevereiro, e está entre as contempladas pelo referido programa.

Quando soube que estava grávida, Marcela iniciou o pré-natal na UBS 05, localizada no bairro Rancho Grande. Ao longo da sua gestação foi criado o programa “Bem Te Vi” e, após receber da enfermeira da Unidade as informações a respeito, Marcela decidiu participar do programa por considerá-lo de extrema importância. “Você tem que fazer parte do programa, porque já é o cuidado com a vida do seu filho”, avalia. Sobre os kits que recebeu, a mamãe afirma que “adorou” e que ajudam muito. Mas ela não elogia apenas os kits recebidos, Marcela ressalta o atendimento humanizado de toda a equipe que a acolheu: “Eu fui tratada muito bem na UBS 05, no hospital Santa Casa e pela equipe do Nana Nenê”, comenta. A ajuda com a amamentação prestada pelas profissionais que atuam no Nana Nenê foi fundamental para Marcela, que teve dificuldades no início desse processo.

fotos: Prefeitura de Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?