“Indomável – As descobertas de uma brasileira em Cuba” foi lançado, em fevereiro, na Feira do Livro de Havana; Já em março, será em Itu
A advogada ituana Malu Garcia, que militou também no jornalismo por vários anos, acaba de publicar o seu primeiro livro, “Indomável – As descobertas de uma brasileira em Cuba”. A obra teve lançamento na Feira Internacional do Livro de Havana, que aconteceu entre os dias 15 e 25 de fevereiro, tendo, este ano, o Brasil como país homenageado. Já em março, dia 1º, será a vez de os ituanos conhecerem a obra. O evento de lançamento em Itu acontecerá no Museu Fama, a partir das 18h. O livro sai com o selo da Editora Labrador.
Malu conheceu Cuba em 2005, quando lá esteve realizando seu antigo sonho de criança. “O próprio movimento da vida interligando pessoas, eu sei, é a primeira potência de qualquer desejo. Eu desejava viajar. Desde criança, uma mala na mão e lugares distantes para desbravar foram o norte que eu quis para mim. Era daquelas que colecionava uma pilha de folhinhas de calendários e, sonhadora, destacava delas as paisagens que, pensava, adulta poria meus próprios pés. O que eu não sabia é que numa daquelas paisagens eu colocaria também o coração”, revela.
Seu amor pelo país caribenho a levou outras várias vezes para lá, culminando com sua permanência de quatro meses durante a pandemia de covid, em 2021. “Depois de 2005, fui indo, vindo, e a cada despedida voltava tomada de uma vontade imensa de permanecer. A história, a música, as pessoas e o pôr do sol de Cuba a cada vez me cativavam mais. Numa dessas veio a pandemia. Era 2021. O mundo em choque à espera da vacina, e eu também à espera dos aeroportos serem reabertos. Com o caos mundialmente instalado, fiquei quatro meses presa em Havana e isso foi a melhor coisa que podia ter acontecido”, conta.
“Aprendi pequenas coisas com tão imenso reflexo na minha vida. Prazer de dormir cedo; alegria de me molhar na chuva; sabor de comida sem veneno; o profundo que é refletir enquanto caminho; riqueza de ouvir com leveza o que as pessoas têm para contar e, o mais essencial: o espanto de me conectar aos desejos da minha infância num momento em que atravesso mais de meia vida”, relembra.
Com seu retorno ao Brasil, Malu decidiu transformar suas aventuras em livro. “Achei que era o momento de transformar aquela vivência desdobrada em descobertas, da Ilha e de mim mesma, em experiência – aqui roubando um pouco o pensamento de Walter Benjamin”, continua ela, referindo-se a “Indomável”, sua primeira incursão no mundo das letras. Apesar de a vida toda ter trabalhado com a palavra, primeiro no jornalismo, depois na advocacia, a escritora confessa que teve dificuldades, mas o prazer de relatar toda a vivência em Cuba foi gratificante. “Dá um trabalhão danado para escrever sozinha, mas depois -ainda que para morar em mais prateleiras do que em cabeças- envolve um montão de gente. Amigos incentivaram de um lado, profissionais executaram do outro e o livro está aí!”, observa.
O lançamento em Itu, cidade onde Malu reside, será em 1º de março, no Museu Fama.
fotos: Arquivo pessoal