Data será comemorada em missa com repertório de compositores de Itu
No dia 18 de fevereiro, domingo, às 18h, o Coral Vozes de Itu participará da missa de preceito na Paróquia de Nosso Senhor no Horto, onde está sepultado o padre Bento Dias Pacheco. Na ocasião, o “Vozes” celebrará 30 anos de atividade de recuperação da música ituana, o que é chamado de musicologia histórica.
Em 19 de fevereiro de 1994, o grupo estabeleceu parceria com seu novo regente, Luís Roberto de Francisco e, desde então, dezenas de obras de compositores de Itu que estavam completamente esquecidas, foram sendo pesquisadas em arquivos em São Paulo, Campinas, Ouro Preto, Joanópolis, Sorocaba, Salto e Itu, transcritas por uma equipe de voluntários e trazidas de volta à cultura pelas vozes do grupo.
Foi esse movimento cultural que fez renascer alguns eventos em Itu, como o Ofício de Trevas, em 2003 e deu impulso à Procissão de Passos, cuja música também foi recuperada integralmente. A musicologia histórica impulsionou a criação do Museu da Música – Itu, exposições e diversas pesquisas já publicadas.
Durante a missa, serão apresentadas obras religiosas do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano e José Tescari, já executadas pelo grupo.
O Coral Vozes de Itu foi fundado em 1965 e é mantido exclusivamente pela Associação Cultural Vozes de Itu.
foto: Juliano Cristofoletti