Até 31 de agosto, quem quiser conhecer um extraordinário episódio da história do Brasil, poderá conferir uma coleção de obras de arte, com 22 painéis, retratados nos azulejos que enriquecem o saguão de entrada do Museu Republicano de Itu, expostos no Espaço Cultural DDI, no segundo andar do prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.
A exposição, que tem apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac-ICMS ), poderá ser visitada, com entrada gratuita, todos os dias, exceto sábados e domingos, das 9h às 19h, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, sede do Legislativo de São Paulo.
A mostra é coordenada pelo pesquisador e documentarista José Antonio Barros Freire, para quem “um dos objetivos da exposição é homenagear Afonso de Taunay, um dos maiores historiadores do país, e idealizador do revestimento das paredes do Museu Republicano
“Convenção de Itu”, que pertence à USP, com as obras de arte dos azulejos, pintados a mão, que retratam diversos aspectos culturais e históricos da cidade de Itu”.
Conhecido pelo seu principal trabalho, “Os Monumentos de São Paulo”, Barros Freire já desenvolveu inúmeros projetos culturais e históricos em DVD para diversas cidades, como Itu, Salto, Porto Feliz e, agora, realiza a produção do documentário sobre a História de Sorocaba, através de um passeio pelo acervo do Museu Sorocabano, com ênfase no ciclo do tropeirismo.
A mostra dos Azulejos de Itu, uma exposição itinerante, terá novo endereço, até o final de setembro, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e depois poderá ser requisitada por outras entidades ou prefeituras para divulgar essa obra que retrata detalhes da vida dos paulistas durante os séculos 18 e 19.
A exposição, não só divulga registros iconográficos, nem sempre conhecidos ou lembrados pelas novas gerações, como, também, mostra cenas e personagens da História que fazem parte da memória nacional, pois se referem ao movimento bandeirantista. Além disso, registra a participação de ituanos e paulistas no processo da independência e na construção do estado republicano.
fotos: Divulgação