Prestes a completar oito anos à frente do governo de Itu, sendo este o quarto e último ano do seu segundo mandato, o prefeito Guilherme Gazzola celebra o momento com um balanço positivo de suas gestões e anuncia novos projetos e obras que serão entregues à população ituana ainda em 2024. Nesta entrevista exclusiva que ele concedeu à Revista Regional, como é de costume no aniversário da cidade, Guilherme destaca as conquistas, o avanço em diversos setores, as melhorias na área da saúde e, principalmente, os benefícios relacionados ao abastecimento de água, apontado como um dos maiores problemas dos ituanos nas últimas décadas. Na economia, o governante traz saldos positivos e revela a vinda de novas empresas: “Itu despertou novamente e mais uma vez está entre as cidades brasileiras melhores cotadas por quem quer morar com qualidade de vida ou para quem pretende investir, abrir o seu negócio”, afirma. Confira abaixo a entrevista completa.
REVISTA REGIONAL: Em 2024, o senhor completa oito anos à frente da administração ituana. Qual o balanço que faz dessas duas gestões?
GUILHERME GAZZOLA: O balanço é muito positivo, que nos deixa orgulhosos. Estamos entrando no último ano de um segundo mandato com a sensação de dever cumprido na grande maioria das demandas da cidade. Rumo aos oito anos deste governo, trouxemos soluções reais para o abastecimento de água em Itu, melhoramos a saúde pública, aprimoramos a educação da rede pública municipal, investimentos em segurança e colocamos Itu, depois de décadas de ostracismo, de volta no rumo do desenvolvimento industrial. Nosso projeto tem dado muito certo e torcemos para Itu continuar nesse caminho.
Mas cabe alguma autocrítica em relação a esses dois períodos?
Antes de uma autocrítica, cabe aqui o meu agradecimento pela confiança em nosso trabalho, renovada com este segundo mandato. Percebo que a população voltou a ter orgulho de Itu e passou a acreditar novamente em seus gestores. Isso me alegra muito e faz com que não haja tempo para focar em críticas que surgem, vez ou outra, motivadas por questões pessoais ou por mera desinformação. Quem acompanha tudo o que fazemos ou, melhor ainda, quem depende e se utiliza dos serviços públicos atesta que Itu respira novos ares e está no rumo certo. Temos um projeto de continuidade e esperamos que ele se consolide pelo bem da cidade.
Das promessas de campanha, o que ainda falta ser feito? Há tempo para isso?
Enxergo que as promessas foram cumpridas e até superadas. Dentre tantas realizações, podemos dar um destaque à Estrada do Pinheirinho, após uma espera de 50 anos pela população da zona rural. A obra, conquistada com o auxílio do deputado André do Prado, foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas em agosto do ano passado. Por falar em estradas, nos nossos dois mandatos, somamos mais de 130 quilômetros de asfalto se consideramos pavimentações, recapeamentos, aberturas de ruas e avenidas. Outra realização que nos dá muito orgulho é a implantação da Central de Tratamento de Resíduos, que é o caminho para a redução do impacto ambiental e passa a trazer um modo mais inteligente de tratar e reutilizar o lixo. Mas a vida pública é dinâmica demais para se contentar com a mera finalização de metas iniciais. Todo dia, há uma nova demanda para ser atendida e trabalhamos sem pausa para isso. Ainda há tempo para fazer mais e faremos. Obras importantes para a questão hídrica e para a saúde serão entregues em 2024. Vamos ter ainda a expansão da Rede Saber de ensino integral público, assim como implementos na Muralha Eletrônica com o aumento de câmeras de vigilância. Estamos empenhados na execução de nosso programa habitacional “Morar Melhor”, que permite à Prefeitura fazer reformas, ampliações e outras atividades para a realização de obras de melhorias em unidades habitacionais das famílias residentes em Itu. Seguiremos com o nosso cuidado com as crianças, cumprindo uma vasta agenda em benefício da primeira infância.
Por conta das mudanças climáticas e também do El Niño, vivemos um verão atípico, de altas temperaturas e pouca chuva até esse momento. Isso pode afetar o abastecimento nesse ano? Como estão os reservatórios nesse momento e qual era a situação no início de 23?
O abastecimento está garantido e os níveis dos reservatórios asseguram o equilíbrio hídrico de Itu. Isso só é possível porque essa questão, muito diferente do que foi praticado no passado, foi encarada já no primeiro dia do primeiro mandato, isso lá em 2017, quando criamos a CIS (Companhia Ituana de Saneamento). Essa atitude corajosa trouxe a gestão e os investimentos nessa área de volta para o Poder Público Municipal, que deu a cara para bater e ousou numa infinidade de melhorias e obras. Bem diferente de como era há dez anos, em 2014, quando a cidade ficou sem água completamente, estando refém de uma desastrosa concessão para uma empresa particular.
A questão da água sempre foi uma das maiores reclamações da população ituana, principalmente por conta dessa crise enfrentada na década passada. O que ainda falta ser feito para solucionar em definitivo essa questão? O consórcio Piraí é uma das soluções?
Como disse, com a CIS trouxemos a segurança hídrica para Itu e fechamos esse ciclo atual com a chegada do gigantesco sistema Utu-Guaçu, que coroa uma lista de conquistas para celebrar a respeito do abastecimento. A maior parte dessas realizações da CIS pode ser conferida por quem quiser no site www.cis-itu.com.br/linha-do-tempo , com imagens e explicações sobre uma infinidade de obras que nos enchem de orgulho. Sobre o consórcio Piraí, temos a tranquilidade de afirmar que fomos os verdadeiros responsáveis por tirar o projeto do papel e torná-lo realidade. Houve coragem, articulação política e contamos com o apoio legítimo de lideranças como o deputado Rogério Nogueira que, ao contrário de alguns que se dizem daqui e só dão as caras em período eleitoral, sempre olhou com carinho para nossa cidade. Tivemos novamente o imprescindível suporte do governador Tarcísio de Freitas na manutenção deste compromisso com Itu e com as outras cidades da região que se beneficiarão grandemente com a barragem do Piraí.
Seu governo foi responsável por um avanço na conservação do patrimônio histórico. O que podemos esperar para esse último ano de gestão? Quais obras serão entregues?
Agora teremos a entrega do Espaço Almeida Júnior, marcando mais um compromisso cumprido em relação a essa causa. Nesta missão de conservação arquitetônica e histórica, podemos destacar outros restauros de prédios públicos centenários, como o Mercado Municipal e a Escola Convenção. Uma obra de restauro não é uma simples reforma, mas um resgate patrimonial que se apega em detalhes e características arquitetônicas únicas, que contam a nossa história e mantém viva a nossa memória. Assim foi feito com o Convenção, com o Mercadão e está sendo feito no Almeida Júnior. Mais do que uma realização que reforça a paixão deste governo no restauro das maravilhas de Itu, esta obra é mais um presente que deixamos para a população, é algo que se perpetuará no tempo e trará um novo significado para um imóvel que faz parte do coração de Itu.
Falando em patrimônio, o turismo ituano avançou mesmo diante da pandemia, porém ainda falta muito se compararmos a polos turísticos, como as cidades mineiras, que também têm uma rica história. Nelas, a população praticamente vive da indústria do turismo. O que está sendo feito para educar e preparar o ituano para aproveitar melhor esse segmento que tem impulsionado a economia do mundo todo?
Temos a convicção da consciência de preservação que regrou ações neste sentido durante os quase oito anos de nosso governo. Não cabe comparativos neste caso, mas se há atraso em relação a outras cidades, com certeza, deve-se isso às gestões passadas que pouco ou nada fizeram para valorizar o patrimônio local e trazer aos ituanos o sentimento de pertencimento. Paralelamente ao perfil patrimonial, nossa visão para a indústria do turismo celebra toda a diversidade de Itu, o que nos levou a outros significativos investimentos na área. O Polo Turístico e Gastronômico da Avenida Ernesto Fávero, no Rancho Grande, é o implemento mais recente neste aspecto. Dentro dessa obra, que impulsiona o turismo para uma região da cidade que estava apagada neste sentido, há outros aspectos positivos agregados como lazer, segurança e a nossa defesa dos conceitos da primeira infância. Na Ernesto Fávero, entregamos o primeiro Quarteirão das Crianças, que é um ambiente destinado à infância, transformado com pinturas lúdicas no solo, para que a caminhada com as crianças seja um momento de diversão, além da inclusão de brinquedos, como pula-pulas, escorregador e balanços. O local também possui banheiros com fraldário e uma área destinada à realização de piqueniques com os pequenos, com muitas árvores e um gramado.
Nas áreas de saúde e economia, o que os ituanos podem esperar em 2024?
A saúde é uma área na qual nunca paramos de investir e avançamos desenvolvendo novos projetos para o seu aprimoramento. Todo nosso implemento na saúde até agora resultou no Hospital Municipal, no Hospital da Criança, no Núcleo do Autista e em outras incontáveis melhorias na estrutura, que subiram a régua de como essa área merece ser tratada. Para este ano, dentre os planos, vamos entregar mais uma Unidade Básica de Saúde, será a 17ª da cidade e ficará no Parque Nossa Senhora da Candelária, conquistada graças à nossa parceria com a deputada Maria Lúcia Amary. Também construiremos, em 2024, uma UPA 24 horas para o Pirapitingui em um terreno estratégico para a população da região. Economicamente, comemoramos saldos positivos de geração de empregos comprovados pelo Caged, números expressivos de aberturas de MEIs atestados pelo Sebrae, e sentimos a onda da reindustrialização chegando com força. Neste ano, seguiremos colhendo os frutos do programa Desenvolve Itu, que estabelece diretrizes estratégicas para atrair investimentos e promover a geração de empregos na cidade. Já temos uma extensa lista, que só aumenta, de empresas de Itu que ampliaram suas instalações e os quadros de funcionários, como Grupo SLA, Pepsico, Agrozootec, Caldlaser, Pecsil, Haco, Starrett, Heineken e TSA. Podemos citar ainda os novos empreendimentos que estão chegando a Itu, como Atlas Copco, Monin, ComandoLog, Day Pharma, Methal Company e a Cacau Show, que terá seu parque temático aqui. Itu despertou novamente e mais uma vez está entre as cidades brasileiras melhores cotadas por quem quer morar com qualidade de vida ou para quem pretende investir, abrir o seu negócio.
foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu