O maior evento de música eletrônica do mundo injetou na economia regional mais de R$ 700 milhões através de hospedagens, mobilidade, locomoção, alimentação e empregabilidade
A Prefeitura de Itu divulgou que o festival Tomorrowland movimentou a economia de toda a região, com mais de R$ 700 milhões injetados em diversos segmentos, desde hospedagens, mobilidade, locomoção, alimentação, comércio e empregabilidade.
O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, considera a realização de um evento deste porte como uma oportunidade, não apenas para Itu, mas para as cidades circunvizinhas: “O Tomorrowland não é apenas um festival, é um catalisador para o crescimento, a diversificação e a promoção de nossa cidade e nossa região no cenário global”. “Itu é a primeira cidade da região a trazer grandes festivais e a única da América Latina a receber o festival Tomorrowland, que já confirmou o seu retorno para 2024, devido ao sucesso dessa edição. Agradeço a confiança e espero que esta parceria se perpetue por muito mais tempo. Essa confirmação comprova o quanto Itu está preparada para receber uma festa deste porte e atender todas as demandas necessárias”, finalizou.
Segundo a Prefeitura, durante o festival, Itu teve um aumento significativo no turismo e, para auxiliar neste atendimento, a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos disponibilizou profissionais bilíngues na rodoviária da cidade para dar as boas-vindas e prestar toda orientação necessária aos visitantes. Mapas turísticos e Passaportes de Itu foram distribuídos tanto aos turistas quanto aos motoristas de aplicativos. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também foi um ponto de referência em busca de informações sobre os atrativos de Itu, com destaque para o patrimônio histórico, opções de lazer e de hospitalidade.
Além de impulsionar a economia local, através da rede de hotelaria, restaurantes, motoristas e turismo, o evento ainda gerou diversas oportunidades de emprego direto, registrando mais de 7 mil profissionais contratados para atuar na montagem, organização, atendimento, limpeza e segurança. Deste total de contratações, mais de 400 foram realizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura. Além de realizar este intermédio, a unidade, em parceria com o governo do Estado, disponibilizou diversos cursos de capacitação, com a possibilidade de contratação imediata. Entre os cursos oferecidos estavam: garçom, barman, técnico de reciclagem, operador de caixa, auxiliar de logística, recepção e porteiro/controlador de acesso.
Com uma vasta programação, 150 artistas nacionais e internacionais fizeram a alegria dos fãs. Para tornar o acesso facilitado ao parque que sediou o festival, a empresa concessionária do transporte público no município disponibilizou uma linha especial com três ônibus, saindo de hora em hora, da praça Washington Luiz em frente ao Estádio Novelli Júnior até o evento. Em sua maioria turistas, mais de 1,5 mil pessoas usaram essa linha para se locomover na ida e na volta do Tomorrowland.
foto: @tomorrowland