O personal trainer ituano Rafael Padovan Sbrissa, 32 anos, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, venceu, no último dia 12 de agosto, o Campeonato Paulista de Fisiculturismo Natural – Inba Brasil, na categoria Classic Physique – Class 1 (de até 1,70).
O concurso aconteceu no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo. No Fisiculturismo Natural, os atletas não fazem uso de nenhum tipo de esteroide ou anabolizante. Rafael explica que a categoria impõe uma lista de substâncias proibidas, conforme regulamentação da Wada (World Anti Dopping Agency), que é a mesma agência que está por trás dos exames antidoping de todos os atletas olímpicos.
“No caso de não cumprimento e uso de substâncias ilegais, o atleta pode ser suspenso ou até banido do esporte de acordo com a substância e quantidade encontradas no organismo. Portanto, tem um viés muito mais saudável e justo entre os atletas participantes”, comenta o personal.
Toda a preparação de Rafael durou mais de um ano e meio, desde que ele decidiu competir, porém a etapa de finalização, onde o atleta conquista o chamado ‘shape’ de competição foi de 12 semanas. “Essa foi a minha quarta competição, porém nas anteriores não havia essa opção de federação natural no Brasil, então eu competia na ‘desvantagem’ contra atletas que faziam uso de substâncias tidas como anabolizantes”, explica. Sua última participação havia sido oito anos atrás, nas Bahamas, onde ele morou por dois anos.
Em Itu, Rafael atua como personal trainer e presta assessoria de treinamento. “Esse prêmio foi muito importante para aumentar minha visibilidade e manter um bom engajamento dos alunos aos treinos, que ficaram bem empolgados com a competição e se entusiasmaram mais com a atividade física feita de maneira saudável, com base em bons hábitos alimentares e rotina de treino consistente”, completa. (texto: Renato Lima)
fotos: Divulgação