Pioneira em muitos aspectos, REGIONAL completa, em março de 2023, 20 anos de sucesso. Ela nasceu com o objetivo de integrar nossa região e inovar o mercado editorial de revistas. Missão essa que vem sendo cumprida mês a mês, com reportagens, entrevistas, ensaios fotográficos, coberturas nas cidades de nossa região e, acima de tudo, jornalismo sério!
A primeira revista da qual se tem notícia no mundo surgiu no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha, e se chamava “Edificantes Discussões Mensais”. Ela nasceu quase no formato de um livro, porém, um livro que abordava assuntos diversificados de maneiras diferentes. Era preta e branca e trazia textos e mais textos, sem uma imagem sequer. Foi considerada a primeira revista, pois, desde seu início, ela se propôs a sair periodicamente.
Na maioria dos países estrangeiros, revistas são chamadas de magazine, e o termo inicial nasceu justamente dos magazines, ou seja, das grandes lojas de departamento, pois, diferente do jornal que contém várias editorias, a revista é direcionada a um tema e o leitor pode escolher qual comprar, de acordo com cada estilo de publicação. A ideia pegou e passou a ser copiada. Assim, em 1665, na França, surge a publicação “Jornal dos Sábios”, uma revista sobre ciências; e na Inglaterra a “Transações Filosóficas”, sobre filosofia. Apenas em 1731, a revista como conhecemos até os dias de hoje, com vários assuntos, nasceu, em Londres, chamada “The Gentleman’s Maganize”. Vinte anos depois, na França, foi inventada a primeira revista feminina, a “Mercúrio das Senhoras”, com notícias da corte, moldes de vestidos e bordados, além de poesias para senhoras.
Nos EUA, os primeiros títulos “American Maganize” e “General Maganize” são publicados em 1741 e, assim, até o final do século XVIII uma centena de títulos tinha invadido o mercado editorial na Europa.
No Brasil…
A primeira revista a circular no Brasil foi a “Variedades ou Ensaios de Literatura”, em 1812, com apenas dois números publicados, mas o bastante para que fosse considerada pioneira no país. Um ano depois, surge “O Patriota”, composta por membros da elite que se preocupavam com a ampliação de conhecimentos gerais. E em seguida, ainda no mesmo ano, nasce a primeira revista feminina, “Espelho Diamantino – Periódico de Política, Literatura, Belas Artes, Teatro e Modas dedicado às Senhoras Brasileiras”. Ela afirmava que toda mulher brasileira deveria se manter em dia com progressos, política e, sem dúvida, estar sempre bela e culta.
No início da era Vargas, as revistas brasileiras tiveram um grande avanço e começaram a ser mais procuradas pelas matérias mais profundas e imagens que chamavam atenção. Mas, o marco brasileiro no mercado editorial de revistas se deu em 1928 com a revista “O Cruzeiro”, considerada pioneira na reportagem.
Conforme as técnicas de impressão foram se aprimorando, aumentaram também as facilidades de publicação e o caminho que se seguiu foi a especialização em determinados assuntos. Hoje, encontramos no mercado editorial brasileiro revistas femininas, de decoração, atualidades, masculinas, saúde, moda, receitas e até de veículos automotivos.
Na região…
Desde o século XIX a cidade de Itu conta com publicações que marcaram época e a história da cidade, como os jornais “A Esperança” de 1866, “O Ytuano” de 1873, “Imprensa Ituana” de 1877, a “A Cidade de Ytu” de 1883 e “O Correio de Itu” de 1888. Nos últimos anos, o Museu Republicano “Convenção de Itu” realizou um trabalho de digitalização de alguns jornais ituanos dos séculos XIX e XX, e estão disponíveis para pesquisa no site do museu. Entre eles “O Ytuano”, “Republica”, “A Comarca”, “A Imprensa Ytuana” e muitos outros.
Em se tratando de revistas, a primeira de Itu foi “Mensageiro do Coração de Jesus”, feita na Igreja do Bom Jesus pelo padre Bartolomeu Taddei, no século XIX, para os católicos. Já em 1968, “A Fidelíssima” foi lançada com uma linha mais cultural. Voltada para assuntos históricos, a “Efemérides” circulou entre 1983 e 1989 na cidade. Outra publicação que marcou época em Itu foi a “Boa Vida Maganize”, com temas como cultura, história e coberturas sociais, tendo como editor o saudoso jornalista Duca Balás.
Muitas publicações marcaram diferentes épocas em nossa região, mas sempre com uma abrangência local. Isso mudou em 2003, com o lançamento da REVISTA REGIONAL.
REGIONAL
Tendo a integração cultural e comercial como ideia principal, a REGIONAL iniciou como um veículo que interligou as três maiores cidades de nossa região, Itu, Salto e Indaiatuba. Seu primeiro exemplar circulou em março de 2003 com pilares seguidos até hoje, como priorizar o jornalismo, pautado em comportamento, cultura, moda, saúde & beleza, vida social, aliando bom gosto e sofisticação numa conexão da região com o mundo.
A REGIONAL é publicada pela Editora Clipping Comunicação e à frente dela estão o administrador de empresas e profissional de Marketing, Zeca Almeida, e o jornalista Renato Lima. Em 20 anos, a Editora Clipping dirigiu publicações como a Revista REGIONAL, Revista de Salto, Fiesp-Ciesp em Revista, Zunzunzum, Indústria Regional, Regional NOIVAS e a Regional CASA.
Assim que lançada, REGIONAL tornou-se rapidamente referência na região, oferecendo para todas as cidades, uma nova mentalidade e conceitos que acompanham o mercado editorial mundial. A primeira edição, de março de 2003, teve um formato pequeno e quase todas as suas cotas vendidas devido à inovação. “O interessante foi a confiança dos patrocinadores no nosso projeto e no conceito de ‘regionalização’. Somos gratos a todos que, em sua maioria, estão conosco até os dias de hoje”, afirma o diretor comercial e de Marketing, Zeca Almeida.
No mesmo ano de lançamento, a revista ganhou um novo formato, 23x31cm, usado, até então, somente pela revista “Caras”, inovando mais uma vez. Com editorial de moda conceitual e um nu artístico na capa, a edição #10 tornou-se um divisor de águas para a REGIONAL e a revista passou a se destacar pela ousadia, tanto em seus ensaios exclusivos, como em suas reportagens, realizadas por sua equipe sempre com temas atuais, sejam culturais, de comportamento ou históricos, valorizando a nossa região e identidade única. “A REGIONAL sempre apostou no conteúdo, bom gosto e fotografia impecáveis, por isso cresce a cada ano, sem perder a essência que é levar informação e entretenimento a toda região”, destaca o editor Renato Lima.
Quando o assunto é região, REGIONAL é a única que consegue fazer essa ponte entre as cidades, destacar os eventos, prestar serviço e ainda apresentar personalidades locais. Estas estão constantemente presentes nas páginas da revista desde sua primeira edição. Nos últimos anos, publicamos entrevistas com destaques artísticos e culturais, prefeitos, secretários e pessoas que se destacaram por algum acontecimento relevante à sociedade local ou nacional. Bem como vários famosos em entrevistas exclusivas, fazendo uma conexão da região com o mundo. São o respeito e a prestação de serviço ao leitor que fundamentam a receita de sucesso da publicação. “Sempre publicamos entrevistas de conteúdo exclusivo e interesse público, comprovando a todos que, além de bela, REGIONAL é também um veículo de conteúdo”, ressalta o editor.
Por falar em beleza, outro ponto de destaque é o apelo artístico da revista, com seu layout clean e seus editoriais de moda exclusivos, produzidos por nossas equipes na região e também em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e até mesmo em Buenos Aires e Milão, trazendo as grandes tendências da moda para o leitor regional. Ano a ano, a revista vem crescendo e, assim, tornando-se o principal veículo da região capaz de fazer uma conexão, exaltando o local, com o que há de melhor no Brasil. Renato Lima acrescenta que REGIONAL é uma revista de variedades, entretenimento e serviços com foco regional, mas com respiro internacional, sempre conectada com o que acontece no mercado editorial, publicitário e da moda mundial. “Seu layout e padrões são os mesmos adotados por revistas europeias, sendo REGIONAL uma publicação voltada para um público super exigente e bem informado”, ressalta. Os editoriais de moda são, muitas vezes, realizados também com atrizes globais e top models nacionais. O primeiro ensaio exclusivo aconteceu em dezembro de 2010, com a atriz e apresentadora Luana Piovani. Várias outras famosas, ao longo desses 20 anos, estamparam capa e recheio da revista de forma exclusiva, agregando ainda mais credibilidade à marca REGIONAL.
Vinte anos depois, 238 edições publicadas, ensaios, coberturas, reportagens e clientes satisfeitos! REGIONAL busca, cada vez mais, inovar sem perder sua essência inicial: ser um veículo de integração regional, difundindo novos conceitos e mantendo um jornalismo sério e comprometido. “A REGIONAL sempre primou pela ética, bom senso e originalidade. Nas lombadas de nossas edições usamos a frase ‘Originalidade com credibilidade’. Trabalhamos todos os dias com esse lema em mente, pois sabemos bem o significado disso!”, finaliza o editor.