Bisneto do saudoso Zico Gandra, responsável pelo tradicional Estouro do Judas, Dudu nasceu na Bahia e hoje se divide entre a capital paulista e Itu
Mais novo modelo-sensação das passarelas nacionais e internacionais, Dudu Tozzi mantém laços estreitos com Itu. Ele é bisneto do saudoso Zico Gandra, o famoso ituano responsável pelo Estouro do Judas, tradicional evento que ocorre há décadas na cidade durante o domingo da Páscoa.
Embora tenha nascido na Bahia, Dudu vive hoje entre a capital paulista e Itu, onde costuma passar os finais de semana, isso quando não está na Europa, em campanhas e semanas de moda, já que o jovem, de apenas 22 anos, virou queridinho de grandes grifes, como a Moschino, para quem já fotografou.
No início de novembro, por exemplo, ele desfilou para duas marcas na SPFW (São Paulo Fashion Week), a maior semana de moda do país, para a Dendezeiro e para o estilista João Pimenta. E já está de malas prontas para uma nova temporada europeia, a partir do início de 2023.
Tudo tem sido muito intenso na carreira de Dudu. Ele foi descoberto em 2020, na Bahia, pela agência de modelos 40 Graus e teve a oportunidade de participar de um workshop de Sérgio Mattos, proprietário da agência e booker de Gisele Bündchen nos anos 1990. Em seguida, trocou Morro de São Paulo pelo Rio de Janeiro, onde logo no início da carreira foi fotografado pelo icônico Mario Testino.
Na sequência, teve sua primeira representação internacional em Milão pela agência Independent e depois pela Next, de Londres. Já em 2021 estreou na SPFW abrindo o desfile do estilista João Pimenta. Um ano depois foi a vez de pisar numa passarela internacional, na Milão Fashion Week, uma das mais importantes semanas de moda do planeta, desfilando para a anglo-nigeriana Tokio James, finalista do prêmio LVMH. Lá também foi clicado por Marco Ovando, famoso por fotografar Anitta, entrou outros famosos, para um editorial da grife Moschino.
“Foi uma virada de chave muito importante na minha vida; tive a oportunidade de sair da ilha onde morava. Hoje essa carreira me proporciona conhecer lugares e pessoas incríveis, que nunca imaginei, expandiu ‘minha visão de mundo’, me mostrou que sou capaz de conquistar as coisas que sempre almejei”, revela Dudu, numa conversa com a Regional.
Com um vasto portfólio, em menos de dois anos de carreira, Dudu diz que todos os trabalhos realizados até agora foram importantes. “Sempre aprendo muito com todos eles, já que nenhum é igual ao outro, todos me proporcionam experiências novas, que acrescentam muito na minha carreira”, comenta. Seus próximos passos deverão ser ainda maiores: Milão, Londres, Paris, Nova York e Madri. “Quero ser reconhecido, quero mostrar do que sou capaz para o mundo todo”, sentencia o jovem.
Mas, enquanto segue no Brasil, Dudu costuma, aos finais de semana, escapar do agito paulistano para se refugiar junto à família em Itu. Entre seus passeios preferidos estão a praça Padre Miguel (da Matriz) e as lojas dos souvenires da cidade, os famosos “lembranções”, que fazem jus à fama de exagero de Itu. “Tem uma loja que a dona me conhece desde pequenininho e vou sempre lá comprar algo até hoje. Quando chego, ela logo me reconhece como o bisneto do ‘Seu Zico’”, lembra o modelo com orgulho.
reportagem: Renato Lima
fotos: Marco Ovando/Moschino/Arquivo pessoal e Zé Takahasgi @agfotosite