>

Post: Covid: variante que assusta os EUA é registrada em Indaiatuba; É o 1º caso da ‘Kraken’ no Brasil

Covid: variante que assusta os EUA é registrada em Indaiatuba; É o 1º caso da ‘Kraken’ no Brasil

Nova subvariante da covid é registrada na região

Mulher teve amostra coletada em novembro, mas só agora caso foi divulgado; Esta subvariante da ômicron é responsável atualmente por maioria dos casos de covid nos EUA e é a versão mais transmissível do vírus até agora

Foi divulgado na noite desta quinta-feira, 05 de janeiro, pela rede de saúde integrada Dasa, o primeiro caso no Brasil da subvariante da Ômicron XBB.1.5, conhecida nos EUA como ‘Kraken’. A amostra, de uma paciente de Indaiatuba, pode ter sido coletada ainda em novembro do ano passado.

De acordo com a nota da Dasa, o caso já é de conhecimento do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, e a amostra se encontra no Gisaid, o repositório mundial de sequenciamento.

Para a epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, a subvariante XBB.1.5 é a versão mais transmissível do vírus SarsCov2 identificada no mundo até agora.

A OMS informou esta semana que a subvariante já aparece em 29 países e pode estar circulando em outros locais sem ter sido detectada. “Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando”, destacou a epidemiologista da OMS.

Especialistas brasileiros demonstra preocupação com a chegada da subvariante que, além de mais transmissível, parece também escapar parcialmente das defesas, embora, até o momento, não haja indicação de que provoque doença mais grave do que já é conhecido. Eles sugerem que a população continue a usar máscaras de proteção e complete o esquema vacinal contra a covid-19, que protege principalmente contra formas graves da doença.

Em novembro passado, as cidades abrangidas pela Revista Regional (Indaiatuba, Itu e Salto) somavam mais de 200 mil pessoas sem o esquema completo de vacinação contra a covid.

Procurada, na manhã de sexta-feira, 06 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Indaiatuba disse que foi comunicada na quinta-feira, 05 de janeiro, mas que o caso foi registrado em novembro do ano passado. A paciente de 54 anos tem histórico de viagem ao exterior e relatou, na ocasião, sintomas gripais leves, fez isolamento domiciliar e recebeu alta no mesmo mês. Todos os contactantes familiares não apresentaram sintomas da doença.

Desde então, segundo a Secretaria, Indaiatuba não notou um aumento no número de casos e nem em novas internações. A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha o esquema vacinal em dia, disponível em todas as Unidades de Saúde de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?