Foram avaliados 151 aeroportos, contando com cerca de 10 mil avaliações de usuários de 30 países de janeiro a outubro; Viracopos em novembro quebrou outro recorde de movimentação de passageiros
O Aeroporto Internacional de Viracopos, na região, foi eleito o 4º melhor aeroporto do mundo em 2022 no ranking internacional da AirHelp Score, divulgado em 12 de dezembro. Em 2019, Viracopos havia ficado na 10ª colocação global.
Nesta edição, foram avaliados 151 aeroportos, contando com cerca de 10 mil avaliações de usuários de 30 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade, opinião dos clientes quanto aos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e lojas e restaurantes.
De acordo com o ranking, o Brasil tem quatro dos dez melhores aeroportos do mundo. Além de Viracopos, figuram nessa lista o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife/Guararapes (PE), na segunda posição, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio.
Os aeroportos Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e Congonhas, em São Paulo (SP), foram listados em sexto e sétimo lugares, respectivamente. No último levantamento, feito em 2019, somente os aeroportos Afonso Pena (PR) e Viracopos (SP) entraram no top 10.
O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu nota 8.45 para pontualidade, 8.29 para qualidade do serviço e 8.42 para qualidade do varejo, com nota final de 8.41.
“Este reconhecimento de agora se soma a outra conquista importante deste ano pelo Aeroporto de Viracopos, que foi eleito, pela terceira vez, o Melhor Aeroporto do Brasil na pesquisa Aviação + Brasil da Secretaria de Aviação Civil [SAC]. O mais importante é que parte do estudo considera a manifestação espontânea dos passageiros, que são o nosso foco”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.
O diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, também destacou a importância do levantamento da AirHelp. “O levantamento demonstra mais uma vez que Viracopos está no caminho correto, que é o de promover melhorias contínuas da prestação de serviços aos nossos clientes”, completou ele.
Publicado desde 2015, o AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejar melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros de companhias aéreas.
NOVO RECORDE
Viracopos estabeleceu em novembro um novo recorde histórico de movimentação de passageiros para um mês, com 1.064.327 de pessoas embarcando ou desembarcado pelo terminal, segundo informou a concessionária que administra o aeroporto da região.
O recorde anterior para um mês havia sido alcançado em outubro deste ano, com 1.059.289 de pessoas. Com isso, Viracopos mantém a tendência de altas mensais consecutivas atingidas ao longo de 2022.
A projeção dos números de passageiros nos 11 primeiros meses do ano indica que Viracopos vai encerrar 2022 com a maior movimentação história, superando 11,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.
No acumulado dos 11 meses do ano, Viracopos registrou 10.761.167 de passageiros, resultando em crescimento de 19,20% em relação ao mesmo período de 2021, que teve 9.028.173 de embarques e desembarques de janeiro a novembro.
Já na comparação entre novembro de 2022 e novembro de 2021, a alta de movimentação foi de 11,60%. Foram 1.064.327 de passageiros ante 953.695 do mesmo mês do ano passado.
O atual recorde anual foi registrado em 2019, com aproximadamente 10,6 milhões de passageiros. Já em 2022, a expectativa é que Viracopos receba entre 11,5 milhões e 12 milhões de passageiros, dependendo da movimentação do mês de dezembro.
Os resultados no acumulado de janeiro a novembro de 2022 indicam que embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto cerca de 1,7 milhão de pessoas a mais nos primeiros 11 meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, número superior ao total de habitantes de Guarulhos, por exemplo, que é a segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo com aproximadamente 1,4 milhão de moradores.
foto: Divulgação/Viracopos