Onze painéis com parte de seu acervo arqueológico ficam expostos até dezembro no museu ituano
O Museu da Energia de Itu apresenta até 31 de dezembro a exposição “Fragmentos do Cotidiano”. A exposição é aberta ao público e está instalada no andar térreo do espaço. Concebida pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a mostra traz ao público parte do acervo arqueológico encontrado nas prospecções arqueológicas realizadas no quintal do museu em 1999, executadas em conjunto com a Fundação Energia e Saneamento. Ao todo, o acervo do local histórico é constituído por cerca de 3,8 mil fragmentos, que contam o comportamento à mesa e a caracterização da vida doméstica no século XIX.
Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a expografia é formada por painéis com textos e fotos do jardim e da prospecção realizada, além de peças do acervo como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros e fragmentos ósseos bovinos e suínos.
Painéis da exposição
A exposição “Fragmentos do Cotidiano” é composta por 11 painéis adesivados, algumas vitrines e uma maquete. Nessa curadoria, os participantes terão acesso, por meio de textos e imagens, a detalhes sobre as prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu em 1999, os fatos históricos da cidade do século XVII ao XIX, as origens indígenas da região e as técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época.
Além disso, poderão visualizar fragmentos das embalagens de vidro fabricadas por pequenas manufaturas de vidreiros portugueses ou por artesãos italianos e itens do acervo que revelam como eram os costumes alimentícios e os utensílios dos que residiam no sobrado, assim como era realizado o descarte de resíduos e lixo na área externa.
E, por fim, os visitantes conhecerão um dos mais notáveis objetos encontrados na escavação arqueológica deste sítio: uma moeda no valor de 100 réis. “Réis” é o plural de “Real”, moeda vigente no Brasil na época da colonização, que foi utilizada até depois da formação da República, sendo descontinuada e substituída pelo “Cruzeiro” no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis.
Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu
fotos: Fernanda Moraes