- Em Itu, Museu da Energia sedia exposição sobre acessibilidade cultural; Mostra tem curadoria de João Kulcsár e Edgar Jacques e segue até final de março
O ano começa com uma exposição imperdível no Museu da Energia, em Itu! Trata-se da mostra “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, dos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano. Disponível até o fim de março, conta com mapa, sinalização e piso podo tátil, vídeo guia e texto de curadoria em Libras, dez fotografias, objetos e escultura tátil, audiodescrição e áudio mediação disponível através de QR Codes ou de dispositivo reprodutor de áudio para uso individual.
Segundo Nakano, a exposição traz reflexões sobre os recursos de acessibilidade em atividades culturais, inclusão da pessoa com deficiência nas artes e produção de exposições fotográficas acessíveis. “A intenção é de trazer as pessoas com deficiência como destaque da exposição, das bordas para o centro, através das imagens, e também apresentar a todos os visitantes os possíveis recursos de acessibilidade para uma exposição fotográfica, mas que podem ser aplicados a diferentes atividades culturais”, explica o fotógrafo.
Cada pessoa retratada representa uma área cultural: Edgar Jacques, teatro e letras; Daniela Barrios, Carnaval; Mona Rikumbi, dança de raiz africana (seu figurino é uma releitura do Samba de Crioula); Luiz Alberto Ruffeil, instituições culturais/museus; Micheli Di Paula, audiovisual – vídeo e fotografia; João Paulo Lima, cinema; Cacau e Cajú, circo; Nayara Rodrigues da Silva, expressão corporal (saraus e batalhas de poesia); Michele Simões, moda; Mariana Guimarães e Duke, dança clássica (balé).
Durante o período de exibição, acontecerá online e de forma gratuita uma atividade voltada à sensibilização sobre a temática “Acessibilidade Cultural” e contará com a participação dos fotógrafos da mostra Renan Nakano e Alex Gimenes, além da convidada especial Desirée Nobre Salasar.
A exposição foi contemplada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo) e tem apoio de algumas empresas parceiras. Além de Itu, a mostra foi exibida no Museu da Energia de São Paulo de outubro de 2021 ao início de janeiro de 2022.
MAIS: A exposição fotográfica “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” segue até 31 de março no Museu da Energia Itu, à rua Paula Souza, 669 – Centro;
Dias e horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
Mais informações, visite: http://www.museudaenergia.org.br
A entrada é gratuita (permitido acesso de cão guia).