Pesquisar

>

Post: Hospitais públicos continuam lotados em Salto e Indaiatuba

Hospitais públicos continuam lotados em Salto e Indaiatuba

Novas mortes por covid na região

Situação crítica é a mesma vivenciada em praticamente todos os Estados do país, segundo levantamento da Fiocruz; Para os pesquisadores, trata-se, nesse momento, do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil; País ontem atingiu recorde diário de óbitos, com 2.798 vítimas; Região teve novas mortes registradas em Itu e tem 7 suspeitas de covid em Salto

Vinte e quatro Estados mais o Distrito Federal estão com leitos públicos de UTI com ocupação igual ou superior a 80% para pacientes com covid. O levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) foi divulgado na noite desta terça-feira, 16, data em que o Brasil atingiu a marca diária de 2.798 mortos. Para os pesquisadores da Fundação, trata-se do “maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”.

Na região, a situação dos hospitais não é diferente. Conforme os novos boletins divulgados pelas Prefeituras, a situação mais crítica é em Salto, que está com seu único hospital público completamente lotado há quase uma semana. O Haoc, em Indaiatuba, também enfrenta situação semelhante, porém a cidade conta com leitos extras contratados pela Prefeitura em hospitais da Grande Campinas.

Itu confirmou mais 2 mortes por covid nesta terça-feira, 16, sendo 2 pacientes de 29 e 65 anos. A Prefeitura não deu mais detalhes sobre eles. Com isso, a cidade soma 198 óbitos por covid. Nesta terça, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados ainda 38 novos infectados e o total foi a 9.430 casos confirmados desde o começo da epidemia, sendo que 8.797 se recuperaram. Há 24 suspeitos aguardando resultados de testes, 35 pacientes internados em leitos clínicos e 27 em UTI. No Hospital de Campanha, a UTI está lotada; já a unidade intensiva do Hospital Municipal tem 87% de ocupação e a da Santa Casa, 76%.

Salto, segundo a Prefeitura, tem 7 mortes suspeitas de covid. Nesta terça, 16, foram diagnosticados 34 novos infectados, mas o número de suspeitos testados e sem resultados continua alto: 1.391. O governo saltense ainda alega culpa do laboratório, que estaria com grande demanda de exames.

A cidade soma agora 6.186 contaminados desde o início do surto, sendo que 143 morreram e 6.007 se recuperaram. Há 36 pacientes positivos para covid internados, sendo 12 em UTI. Entre os suspeitos, 33 estão internados, 8 em UTI e 665 em isolamento domiciliar. A UTI da rede pública, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, continua lotada. A Enfermaria também está quase lotada, com 96%. A rede privada saltense não divulga sua taxa de ocupação. O governo local também não informou sobre a fila de espera para vagas nos hospitais.

Indaiatuba continua com a Enfermaria do Haoc, da rede pública, lotada. A UTI do hospital também está quase cheia, com 92%. Na rede privada, no Hospital Santa Ignês, a Enfermaria está com 73% de ocupação e a UTI, 85%. Já os leitos extras de UTI contratados pela Prefeitura em hospitais de Campinas estão 75% ocupados.

Nesta terça, 16, a cidade não teve mortes confirmadas por covid e diagnosticou 56 novos casos, porém tem 578 suspeitos esperando resultados de exames. Desde o início da pandemia, 15.902 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 382 morreram e 15.439 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 105 internados, dos quais 81 estão confirmados para covid-19. Do total, 69 estão em leitos clínicos e 36 em UTI.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?