- Num momento em que se faz urgente a discussão sobre a preservação do meio ambiente, Revista Regional prossegue com uma série de reportagens com profissionais da região que têm na fotografia uma ferramenta de conscientização sobre a importância da fauna e da flora para o futuro do planeta;
- Na terceira parte da série, apresentamos o fotógrafo José Alberto Bauer, de Salto, responsável por registros de espécies raras de aves
O bancário José Alberto Bauer transformou o gosto pela natureza em imagens. Há dez anos começou a fotografar por hobby, mas foi no contato com a natureza que fez dela o cenário ideal para suas fotos e que essa paixão se intensificou. Ao longo desses anos passou por vários estilos, como paisagens, animais, mas ultimamente tem se dedicado mais à observação e registro de diversos pássaros.
“A natureza está sempre nos surpreendendo com suas cores e formas. Talvez por isso sempre gostei de estar no meio dela. Registrar suas belezas me encanta, além de ser muito gratificante”, comenta.
Segundo Bauer, uma dessas gratificações é o alerta ambiental que pode ser feito por meio de uma imagem e fomentar a importância do meio ambiente. “A fotografia deve ser usada, principalmente, para conscientizar as pessoas sobre o quanto podemos e devemos respeitar a natureza, evitar a poluição geral do meio ambiente e a importância de não comercializar animais silvestres, que devem viver livres em seu habitat”, completa.
As fotografias de Bauer contemplam um olhar único e muito forte sobre a natureza. Não à toa, a revista National Geographic – que infelizmente não está mais em circulação no Brasil desde novembro de 2019 – publicou uma foto produzida por ele. Havia uma seção onde eram selecionadas fotos de leitores de todo o Brasil. Para participar da seleção especial da revista, que é referência em todo o mundo, Bauer escolheu a imagem de uma capivara com uma folha na cabeça, caindo em cima de um dos olhos dela. A foto, que foi registrada no Parque do Lago, em Salto, fez e ainda faz muito sucesso entres os profissionais e também amantes da natureza.
Sempre que possível, o fotógrafo explora os biomas brasileiros por meio de viagens e em cada uma delas registra belezas locais e que atraem olhares curiosos e admirados no seu perfil no Instagram @zezobauer .“Compartilhar as fotos com as pessoas é maravilhoso”, afirma.
Um dos lugares que mais gostou de visitar foi o Jalapão, em Tocantins. Recentemente esteve em Itacaré, na Bahia, e fez três dias de trilhas pela Mata Atlântica. “Consegui fazer belas imagens, inclusive de algumas espécies muito difíceis de fotografar, como o macuquinho-baiano e o beija-flor rabo-branco-de-margarette”, conta.
Para fotos tão expressivas e belas, Bauer utiliza uma lente 100-400mm, além de toda a técnica e paciência adquirida com o tempo para fotografar. Atualmente, ele já catalogou 247 espécies diferentes de aves no site “wikiaves” (especializado na identificação de aves brasileiras).
texto: Aline Queiroz
fotos: José Alberto Bauer