- Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h;
- Nesta sexta, das 23h às 5h, começa a restrição de circulação em todo o Estado
O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira, 26, a 23ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo de controle da pandemia. A piora nos índices de avanço do coronavírus no Interior fez as áreas de Campinas e Sorocaba, onde estão as cidades de Itu, Salto e Indaiatuba, regredirem para a fase laranja. A nova reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira, 1º.
“Quero transmitir a minha solidariedade, como ser humano, como pai de família, a tantos que perderam seus parentes, seus amigos, seus colegas. Perdemos 251 mil vidas até a noite de ontem (quinta-feira), das quais 59.129 em São Paulo. É a maior tragédia da história do país”, disse Doria. “A segunda onda está sendo potencialmente mais trágica que a primeira. Isso é um fato triste. Por isso, peço que todos que estão nos acompanhando em São Paulo sigam o toque de restrição e as orientações do Plano São Paulo. Não é razoável, nem há compreensão para aqueles que negam a gravidade da atual situação”, completou o governador.
Algumas regiões do Estado regrediram para a fase vermelha, como Araraquara, que já está em lockdown por determinação do governo municipal.
Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Desde a última reclassificação, no dia 19, na fase laranja a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passou a ser permitida das 6h às 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.
Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.
A partir desta sexta-feira, 26, todas as cidades devem aderir ao sistema de restrição de circulação, entre 23h e 5h, decretado pelo governo estadual.
foto: Governo de SP