>

Post: Indaiatuba e Salto começam a vacinar idosos contra a covid

Indaiatuba e Salto começam a vacinar idosos contra a covid

Vacinação de idosos em asilos de Salto
  • Com a chegada de novas doses de vacina, Indaiatuba e Salto anteciparam a aplicação do imunizante nos idosos;
  • Em Itu, vacinação na população acima de 90 anos deve começar no sábado, dia 06;
  • Indaiatuba registra nova morte pela doença;
  • Veja atualização do número de casos e também de vacinados na região

Até a quinta-feira, 04, Indaiatuba vacinou 6.384 pessoas contra a covid e Salto, 1.895. Ao contrário das demais cidades, a Prefeitura de Itu não atualiza diariamente o índice de imunizados. No início da semana, o número estava em torno de 4 mil vacinados.

Nesta quinta-feira, 04, com o recebimento de novas doses de vacina, Indaiatuba e Salto se anteciparam ao cronograma dos governos federal e estadual e começaram a vacinar seus idosos.

Em Indaiatuba, foram recebidas mais 2.730 doses, que serão usadas para concluir a vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a imunização de idosos acima de 90 anos. A Secretaria de Saúde informou que Indaiatuba conta com 561 cidadãos nessa faixa de idade cadastrados na plataforma Minha Vacina (incluindo os acamados). As primeiras doses foram aplicadas já na quarta-feira no sistema drive-thru (no carro) no estacionamento do Parque da Criança. Já no sábado, 06, a vacinação ocorrerá nos moldes tradicionais em dois locais: Derefim (av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 6271) e Espaço Bem Viver (av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 3969, Vila Todos os Santos).

A Secretaria de Saúde ressalta a necessidade de apresentar documento com foto e comprovante de endereço no ato da vacinação. Os idosos acamados que já efetuaram o cadastro no ‘Minha Vacina’ serão informados em breve sobre o dia e horário da visita dos vacinadores.

Salto também recebeu novo lote de vacinas Coronavac, do governo do Estado. Essa é a terceira remessa enviada ao município, que está encerrando a imunização dos profissionais da linha de frente da saúde dos hospitais e Unidades Básicas, determinado como público prioritário.

Com os novos lotes recebidos, a Secretaria da Saúde também já deu início na quinta-feira, dia 04, à vacinação dos idosos em entidades de longa permanência, e a partir de segunda-feira, dia 08, iniciará a imunização dos

que têm mais de 75 anos e dos demais profissionais da saúde que se cadastraram no sistema disponibilizado pela Prefeitura, dando continuidade ao agendamento com esses públicos.

Segundo a Secretaria de Saúde saltense, com a chegada de novas doses semanais, o município segue o cronograma de vacinação, respeitando as prioridades e faixas etárias estabelecidas no calendário oficial. Conforme divulgado, a Prefeitura de Salto criou um sistema próprio de pré-cadastramento para a vacinação, o qual é liberado a cada público, conforme as fases e faixas etárias determinadas no calendário oficial de vacinação. No momento, esse sistema está disponibilizado para os profissionais da saúde e idosos acima dos 75 anos. Com esses dados, a Secretaria fará o agendamento dos respectivos públicos, informando a cada pessoa cadastrada o local, dia e horário da vacinação, para que assim seja evitada qualquer aglomeração. Esse pré-cadastramento deve ser feito preferencialmente no site da Prefeitura ou por telefone nas UBS.

Itu não tem um balanço diário do número de vacinados, mas informou que desde o início da vacinação, a Secretaria de Saúde aplicou 4.170 doses em profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência e colaboradores, e pessoas com comorbidades em instituições de longa permanência.

Já a vacinação de idosos fora dos asilos e com mais de 90 anos acontecerá neste sábado, 06, das 8h às 13h, ou enquanto durarem as doses, no estacionamento da Prefeitura (drive thru) e no estacionamento da Subprefeitura do Pirapintingui. O idoso deve apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência.

Os idosos acamados e cadastrados no Melhor em Casa também serão vacinados neste sábado, 06, em suas residências, por profissionais do referido serviço. Familiares de idosos acamados que não são cadastrados no serviço podem solicitar o agendamento de vacinação em domicílio pelo telefone (11) 4886-9611, nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, das 8h às 16h.

Indaiatuba antecipa vacinação de idosos com mais de 90 anos

NOVOS CASOS E MORTE

De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 04, Indaiatuba registrou nova morte por covid e tem outra suspeita sendo investigada. O paciente tinha 82 anos e estava internado no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

Foram ainda confirmados 78 novos casos positivos. Desde o início da pandemia, 13.799 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 323 morreram e 13.415 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 1.406 casos suspeitos aguardando resultados.

Indaiatuba possui 81 internados, dos quais 61 estão confirmados para covid-19. Do total, 44 estão em leitos clínicos e 37 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A situação das UTIs voltou a ficar preocupante. Na rede privada, a unidade continua lotada há uma semana. Já a taxa de ocupação da rede pública subiu e está em 96% no Haoc e 80% nos leitos extras contratados pela Prefeitura em Campinas.

Itu confirmou 59 infectados nesta quinta, 04, e totaliza agora 7.363 casos confirmados desde o início da epidemia, sendo que 159 morreram e 6.975 casos de curas foram comunicados. Há 138 suspeitos aguardando resultados, 26 pacientes internados em leito clínico e 20 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs caiu para 75% no Hospital Municipal e 50% no Hospital de Campanha.

Salto, na quinta-feira, 04, confirmou 24 casos positivos, mas possui 841 suspeitos aguardando resultados de exames, maior taxa de espera desde o começo da pandemia. A demora, segundo a Prefeitura, tem sido pela alta demanda de testes no Instituto Adolfo Lutz de Sorocaba. Há 2 óbitos suspeitos de covid aguardando laudo.

Com os novos casos, Salto totaliza 5.295 contaminados desde o início do surto na cidade, sendo que 104 pacientes morreram e 5.172 se recuperaram. Há 15 pacientes positivos para covid internados, sendo 7 em UTI. Entre os casos suspeitos, 6 estão internados, 2 em UTI. A taxa de ocupação da UTI da rede pública está em 83%, segundo informação da Prefeitura.

fotos: AI Prefs. Salto e Indaiatuba

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?