As regiões de Campinas e Sorocaba, onde estão as cidades de Indaiatuba, Salto e Itu, foram reclassificadas para a fase amarela do Plano São Paulo nesta segunda-feira, dia 30. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, um dia após as eleições municipais. A medida, segundo ele, não implica no fechamento de comércios, bares, restaurantes e escolas, destacou Doria, que admitiu um “claro aumento da instabilidade da pandemia”.
A mudança acontece quase dois meses após as cidades da região avançarem para a fase verde, que permite maior flexibilização da quarentena. Desde 10 de outubro, os serviços foram autorizados a funcionar com 60% da capacidade. O movimento nas ruas aumentou, algumas escolas reabriram, restaurantes e academias puderam funcionar por mais tempo, assim como os shopping centers e atividades de lazer.
Com o regresso para a fase amarela, atividades como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público. O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela.
O governador pediu paciência, resiliência e que jovens usem máscaras e evitem aglomerações. O planejamento para as escolas está mantido conforme determinou a Secretaria de Educação de São Paulo. A próxima análise com divulgação de possível reclassificação do Plano São Paulo está prevista para o dia 04 de janeiro.
O QUE MUDA:
– Estabelecimentos podem funcionar até as 22h;
– Eventos com público em pé estão proibidos;
– Todos os setores têm capacidade limitada a 40%;
– Funcionamento máximo limitado a 10 horas por dia.
foto: Divulgação