- A novidade ficou por conta das projeções das apresentações em edifícios de diversos pontos da capital
A SPFW (São Paulo Fashiow Week), maior semana de moda do Brasil, celebrou seus 25 anos com uma edição totalmente digital. O evento seguiu a tendência adotada por outras semanas de moda ao redor do mundo, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Em São Paulo, foram cinco dias de evento, com 33 apresentações. A novidade ficou por conta das projeções das apresentações em edifícios de diversos pontos da capital, como mostram as fotos desta matéria.
As marcas e estilistas abandonaram a tradicional passarela e suas coleções foram apresentadas em forma de pequenos filmes, transmitidos nas plataformas da SPFW e das próprias grifes.
Os estilistas refletiram sobre o momento e as mudanças pelas quais o mundo passa. A marca Another Place tratou da falta do toque humano, enquanto Isabela Capeto mostrou o processo de criação e a coleção tomando forma na sala da própria casa. Já o estilista Lucas Leão levou a ideia do digital além e apresentou a coleção em um vídeo 3D, disponibilizando um filtro de Instagram que permite que os usuários provem as peças virtualmente. A Apartamento 03 apresentou as peças sem alguns acabamentos, exatamente como elas estavam quando a produção parou, em março, no início da pandemia.
Esta foi a primeira edição em que a organização da SPFW exigiu que 50% dos modelos contratados pelas marcas fossem negros, afrodescendentes ou indígenas.
HISTÓRIA
Com 25 anos de história, a SPFW é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, a SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país. O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas.
Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, a SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de cem países. Mais que evento e mais que moda, a São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.
fotos: Agência FotoSite