- A reabertura destes ambientes acende alerta para importância dos protocolos de saúde neste processo de retomada das atividades do setor
A região continua na fase amarela do Plano São Paulo. Com isso, bares e restaurantes podem continuar funcionando com capacidade de atendimento e horário de funcionamento reduzidos. Esses estabelecimentos têm uma série de regras que devem ser cumpridas e especialistas reiteram que nesta etapa é fundamental segui-las à risca para tentar evitar o avanço de casos de covid e uma nova onda da pandemia.
De acordo com o médico Wilson Cunha Júnior, gestor do Grupo Sabin, ao abrir as portas há considerações importantes sobre as maneiras corretas de proteger funcionários, clientes e comunidades para retardar a propagação da covid-19. Além disso, ele reitera que a implantação dos protocolos de saúde é imprescindível e deve ser feita de acordo com o que é “possível, prático, para complementar significativamente com os regulamentos de saúde e segurança que os negócios devem seguir”, detalha o especialista.
O médico destaca que é importante atenção e cuidados redobrados nestes estabelecimentos para que esta etapa seja promissora e não proponha um retrocesso ao relaxamento. “O ser humano necessita de interação, mas este é um momento delicado para contatos físicos. Agora, o mais importante é manter a rotina de cuidados para evitar riscos de disseminação do vírus e seguir regras de distanciamento social, seja em restaurantes, bares ou qualquer outro ambiente”, enfatiza o especialista, que pontua quatro dicas importantes a serem seguidas neste ‘novo normal’:
1.Se você puder, opte por estabelecimentos estilo drive thru. São mais seguros. Se não houver esta opção, tente escolher ambientes com capacidade de assento reduzida, com mesas que estejam espaçadas a pelo menos 6 pés de distância;
2.Fique atento ao local escolhido. O vírus se espalha principalmente por gotículas respiratórias liberadas quando as pessoas falam, tossem ou espirram. Então, observe os espaços e escolha ambientes seguros, que incentivem comportamentos que reduzam a disseminação da covid-19 entre funcionários e clientes;
3.O vírus pode se espalhar para as mãos a partir de uma superfície contaminada e depois para o nariz ou a boca, causando infecção. Portanto, escolha lugares em que as práticas de higiene e prevenção pessoal, como lavar as mãos e álcool em gel, sejam de fácil acesso e observe se há rotinas de limpeza e desinfecção das mesas e utensílios;
4.As equipes de atendimento também devem estar protegidas e oferecer segurança. Por isso, fique atendo ao uso de máscaras de proteção dos profissionais. Se não estiverem utilizando a proteção, o risco de contágio e iminente. Então, nada feito!
foto: BIRF